sábado, 20 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
07/05/2018 00:05
Projeto de Lei nº 8687/2018

Projeto de Lei nº 8687/2018
DISPÕE SOBRE A AFIXAÇÃO DE CARTAZ EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA EMISSÃO DE NOTA FISCAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
 

Faço saber, em conformidade com o que determina a Lei Orgânica do Município, em seu Art. 99, III, que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, e EU, JORGE CLADISTONE POZZOBOM, Prefeito Municipal de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, sanciono e promulgo a seguinte Lei:
 
Art. 1º- É obrigatória a afixação de cartaz informativo em todos os estabelecimentos comerciais estabelecidos no Município de Santa Maria, em local visível ao público, com os seguintes dizeres: “A emissão de nota fiscal é um direito seu e obrigação do estabelecimento. Solicite a nota e contribua para a arrecadação de recursos para a cidade”.
Parágrafo único – Os cartazes deverão:
I – possuir dimensões mínimas de 35cm x 25cm;
II – ser legíveis com caracteres compatíveis;
III – ser afixados em locais de fácil visualização ao público, especialmente, próximo ao local do pagamento pela efetivação do serviço prestado.
 
Art. 2º - O descumprimento ao disposto nesta Lei sujeitará o estabelecimento infrator às seguintes penalidades:
I – multa no valor de 50 (cinquenta) UFMs;
II – multa no valor de 100 (cem) UFMs;
III – multa no valor dobrado em relação a última aplicada em cada nova reincidência.
 
Art. 3º - Esta Lei entra em vigor 60 (sessenta) dias após a sua publicação



JUSTIFICATIVA

 
Excelentíssimo Senhor Presidente,
Senhores (as) Vereadores (as),
 
 
Pelo presente, na observância das disposições regimentais, encaminho para análise de Vossas Senhorias o Projeto de Lei que dispõe sobre a afixação de cartaz em estabelecimentos comerciais sobre a obrigatoriedade da emissão de nota fiscal e dá outras providências.
            A propositura em questão tem como por objetivos centrais o cumprimento de uma obrigatoriedade de todos os estabelecimentos, prevista em Lei, no que diz respeito à emissão de nota fiscal nos serviços prestados.
            Como é de conhecimento geral, muitas vezes os estabelecimentos acabam por não emitir e o cliente também não solicitar e esta prática além de ser ilegal, também acaba por prejudicar os cofres públicos.
            Assim sendo, entende-se que, por intermédio desta iniciativa, os cidadãos ao pagarem por determinado serviço irão visualizar o cartaz previsto e, por consequência, terão mais atenção em solicitar a nota, contribuindo, portanto, para o aumento da arrecadação Municipal que, em última análise, irá reverter para mais investimentos.
            Pelo exposto, compreendemos a importância do assunto em tela e, no sentido de promover a conscientização desta direito/dever, é que encaminhamos para apreciação da Casa Legislativa.



 
Criado em: 07/05/2018 - 17:04:21 por: Cristoffer Freitas Alterado em: 07/05/2018 - 17:04:21 por: Cristoffer Freitas

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços