sábado, 20 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
20/11/2018 00:11
Projeto de Lei nº 8791/2018

Projeto de Lei nº 8791/2018
“CRIA A MEDALHA DO MÉRITO COOPERATIVISMO DOUTOR JOÃO IRION A SER CONFERIDA A PERSONALIDADES QUE SE DESTAQUEM NA ÁREA’ DO COOPERATIVISMO.”
 

Art.1° Fica instituído no município de Santa Maria, a Medalha do Cooperativismo Doutor João Irion.
 Art.2º A medalha será concedida pela Câmara Municipal, a pessoas físicas ou jurídicas que estejam estabelecidas em nosso município e que tenham se destacado na área do cooperativismo.
Art.3º A indicação do profissional em destaque deverá ser feita pelas seguintes cooperativas: Cooperativa Médica de Santa Maria, Cooperativa de Crédito Rural de Santa Maria e Cesma sendo que cada cooperativa deve indicar um nome onde será feita a votação na Câmara Municipal para a escolha do homenageado.
Art.4º O homenageado será notificado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santa Maria na data, horário e local da Sessão Solene em que receberá a honraria.
Art. 5º A medalha deverá ser entregue no mês de julho por ser o mês em que se comemora o dia internacional do cooperativismo.
Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Justificativa
Cooperar significa somar esforço e trabalho para atingir um mesmo fim, a cooperação é uma prática da humanidade em prol da sua própria sobrevivência. Este modelo visa proteger interesses econômicos e sociais de determinados núcleos. Neste cenário podemos destacar o brilhante trabalho do Doutor e Professor João Eduardo Oliveira Irion. Nascido no município de Cacequi foi um dos pioneiros do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, e também foi um dos fundadores da Unimed em nosso município. Formou-se em medicina no ano de 1954 na Universidade Federal do Paraná e logo após, aceitou o convite do professor Mariano da Rocha para lecionar aos alunos da primeira turma de medicina da UFSM, onde foi professor por 35 anos. Especialista em radiologia, ele foi o fundador do Serviço de Medicina Nuclear em Santa Maria e se tornou proprietário do Instituto São Lucas. Além disso, trabalhou na implantação do serviço na Casa de Saúde, Sampar e nos hospitais de Santiago e São Pedro do Sul. Também atuou para a implantação do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Publicou diversos livros na área de gestão e cooperativismo, destacando-se nesta área tão importante para a sociedade, foram um total de 14 obras as quais citamos aqui: As Grades da Jaula, As Laranjas e Arco Iris, Lições de Cooperativismo, Contribuição para a Regulamentação de Plano de Sáude, Cooperativismo e Economia Social, Cooperativismo Médico Unimed, Fale como Dono, Temas sobre Cooperativismo Médico, Manual do Proprietário: O Escudo do Sistema da Unimed, O Sistema e o Complexo da Unimed, Temas sobre Planos de Saúde e Seguro Saúde, Cooperativismo de Saúde, Um pouco da História da Unimed e A Ponte do Passado para o Presente e Cintilografia óssea: Critérios para Interpretação.
 Foi fundador e presidente da Unimed local, ficando na função durante 17 anos. Também presidiu, por três gestões, a Unimed no Rio Grande do Sul. Era médico especialista em Radiologia e Medicina Nuclear. Iniciou sua carreira na docência Universitária antes mesmo da criação da UFSM, como professor na cadeira de Fisiologia da primeira turma do Curso de Medicina, naquela época, anexa à Faculdade de Farmácia. É um pioneiro que conhece como poucos a história do Ensino Superior em nossa cidade. Pertenceu as seguintes academias: Academia Nacional de Seguros e Previdências, Academia Santa-mariense de Letras e Membro Honorário da Academia Sul Rio-grandense de Medicina. Teve grande destaque nacional de criação das cooperativas médicas do Brasil, deixando um legado de   capacitação e de abertura de oportunidades para que todos possam participar do cooperativismo. Por estas referências acima peço a aprovação dos nobres colegas vereadores para este projeto.


Santa Maria, 09 de novembro de 2018.

 
Criado em: 09/11/2018 - 09:47:36 por: Licéris Michel Alterado em: 20/11/2018 - 14:41:34 por: Lucélia Machado Rigon

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços