sexta-feira, 29 de março de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
19/11/2018 00:11
Projeto de Lei nº 8787/2018

Projeto de Lei nº 8787/2018
ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DOS LABORATÓRIOS CONVENIADOS COM A 4ªCRS, SITUADOS NA CIDADE DE SANTA MARIA/RS, EM FORNECER ROL DE EXAMES CLÍNICOS COBERTOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS



Art. 1º Fica estabelecida a obrigatoriedade dos laboratórios conveniados com a 4ªCRS,  situados na cidade de Santa Maria/RS, em fornecer rol de exames clínicos que possuam cobertura pelo Sistema Único de Saúde-SUS.
 
Art. 2º O rol de exames clínicos ficará exposto em lugar visível e de fácil acesso ao público.
 
Art. 3º Os laboratórios possuem o prazo de 90 (noventa)dias, para adequar-se à presente lei.
 
 
 
 
Santa Maria, 19 de novembro de 2018.
 
 
 
 
Verª. Profª. Luci Tia da Moto
         PDT
 


 
JUSTIFICATIVA:
 
                   O presente Projeto de Lei originou-se de uma reclamação de um usuário dos serviços de um Posto de Saúde, no âmbito da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, que a Vereadora faz parte, sobre a possível ilegalidade de cobrança pela realização de exames clínicos. O referido exame era para fins de concurso público.
                 
                   Ocorre que os laboratórios credenciados para a realização de procedimentos da tabela SUS, à população residente nos municípios pertencentes a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), não realizam exames de saúde para prestação de concursos, bem como diversos outros exames, que não são de conhecimento dos usuários. Nestes casos, os usuários têm que procurar outra alternativa.

                   Este Projeto de Lei, faz-se necessário para evitar equívocos e cobranças por parte de usuários, e até mesmo, questionamentos judiciais, pois o rol de exames cobertos pelo SUS, já constam de uma tabela. E a solução para dar publicidade aos atos administrativos, para conhecimento do público usuário da saúde pública, é a divulgação mais ampla possível, por parte dos laboratórios desta tabela. 
Em razão dos motivos acima expostos, peço o devido processamento e aprovação do referido projeto, nesta Casa Legislativa.
 
Santa Maria, 19 de novembro de 2018.
 
 
  
                                                                              
 
Criado em: 19/11/2018 - 09:53:49 por: Leonardo Feltrin Alterado em: 19/11/2018 - 14:00:53 por: Lourenço Nascimento Dutra

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços