quinta-feira, 28 de março de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
12/11/2019 00:11
Projeto de Lei nº 9012/2019

Projeto de Lei nº 9012/2019
DENOMINA DE TRAVESSA ARACI MARAFIGA QUAIATTO, UMA VIA LOCALIZADA NO  BAIRRO CAROLINA, NA CIDADE DE SANTA MARIA.

Art. 1º- Fica oficialmente denominada de  “ Travessa Araci Marafiga Quaiatto” o logradouro público conhecido popularmente como "Rua  Professor Antônio de Carvalho",  localizado no  Bairro Carolina, com início no Beco 10, passando pela Rua Professor Antônio de Carvalho, até o final do Beco 11, com  confrontações ao norte, ao sul, à leste e à oeste  com  áreas particular. 

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data da publicação.
 
Santa Maria,  11 de novembro de 2019.
 
 

JUSTIFICATIVA:
 
O vereador proponente encaminha este Projeto de Lei a fim de atender uma solicitação dos moradores que realizaram um abaixo-assinado manifestando o interesse em nomear a referida via de Travessa Araci Marafiga Quaiatto , pois a mesma não possui denominação oficial perante o município, como também irá facilitar o acesso a vários serviços públicos, tais como, correspondências, iluminação e tantos outros.  Salientamos que o nome apresentado, dá-se pela sugestão dos próprios moradores e familiares que residem na referida rua, no desejo de homenagear uma das  primeiras moradora local.
                    Araci Marafiga Quaiatto nasceu no dia 11 de janeiro de 1933, e veio a falecer em 27 de abril de 2018 aos 85 anos,deixando saudades aos vizinhos e familiares.
                    No ano de 1969, Dona Araci, foi residir na via em questão, juntamente com seu marido Pedro Antilho Quaiatto e seus filhos Carlos, Abrilina, Cassiano, João, Francisco, Moisés, Oraide e Adelaide. Posteriormente, neste endereço, deu a luz a aos filhos Josias e Pedro Salomão Quaiatto, sendo que Josias foi o único dos filhos que nasceu em um hospital, já que aos demais, deu a luz em casa. Ela era uma pessoa que tentava abraçar o mundo, tanto que acolhia pessoas que não tinham onde morar, para abrigar-se em seu pátio, que sedia para que tivessem um teto.
                   A família Quaiatto foi a primeira a chegar para residir no local.  Dona Araci costurava para fora, onde ajudava a garantir o sustento de sua família. Era muito querida pelos seus vizinhos. Os mais antigos sentem a falta das conversas alegres, das rodas de chimarrão e das rizadas no portão.
      
                    Sendo assim, diante do exposto, encaminhamos para apreciação dos demais vereadores e vereadoras, o presente Projeto de Lei contando com a  aprovação do mesmo.

Santa Maria, 11 de novembro de 2019.
Criado em: 30/08/2019 - 13:32:37 por: Gióia Helena Moraes Rosa Alterado em: 12/11/2019 - 11:09:19 por: Lucélia Machado Rigon

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços