Projeto de Lei nº 9012/2019
DENOMINA DE TRAVESSA ARACI MARAFIGA QUAIATTO, UMA VIA LOCALIZADA NO BAIRRO CAROLINA, NA CIDADE DE SANTA MARIA.
Art. 1º- Fica oficialmente denominada de “ Travessa Araci Marafiga Quaiatto” o logradouro público conhecido popularmente como "Rua Professor Antônio de Carvalho", localizado no Bairro Carolina, com início no Beco 10, passando pela Rua Professor Antônio de Carvalho, até o final do Beco 11, com confrontações ao norte, ao sul, à leste e à oeste com áreas particular.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data da publicação.
Santa Maria, 11 de novembro de 2019.
JUSTIFICATIVA:
O vereador proponente encaminha este Projeto de Lei a fim de atender uma solicitação dos moradores que realizaram um abaixo-assinado manifestando o interesse em nomear a referida via de Travessa Araci Marafiga Quaiatto , pois a mesma não possui denominação oficial perante o município, como também irá facilitar o acesso a vários serviços públicos, tais como, correspondências, iluminação e tantos outros. Salientamos que o nome apresentado, dá-se pela sugestão dos próprios moradores e familiares que residem na referida rua, no desejo de homenagear uma das primeiras moradora local.
Araci Marafiga Quaiatto nasceu no dia 11 de janeiro de 1933, e veio a falecer em 27 de abril de 2018 aos 85 anos,deixando saudades aos vizinhos e familiares.
No ano de 1969, Dona Araci, foi residir na via em questão, juntamente com seu marido Pedro Antilho Quaiatto e seus filhos Carlos, Abrilina, Cassiano, João, Francisco, Moisés, Oraide e Adelaide. Posteriormente, neste endereço, deu a luz a aos filhos Josias e Pedro Salomão Quaiatto, sendo que Josias foi o único dos filhos que nasceu em um hospital, já que aos demais, deu a luz em casa. Ela era uma pessoa que tentava abraçar o mundo, tanto que acolhia pessoas que não tinham onde morar, para abrigar-se em seu pátio, que sedia para que tivessem um teto.
A família Quaiatto foi a primeira a chegar para residir no local. Dona Araci costurava para fora, onde ajudava a garantir o sustento de sua família. Era muito querida pelos seus vizinhos. Os mais antigos sentem a falta das conversas alegres, das rodas de chimarrão e das rizadas no portão.
Sendo assim, diante do exposto, encaminhamos para apreciação dos demais vereadores e vereadoras, o presente Projeto de Lei contando com a aprovação do mesmo.
Santa Maria, 11 de novembro de 2019.