quinta-feira, 28 de março de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
12/05/2020 00:05
Projeto de Lei nº 9090/2020

Projeto de Lei nº 9090/2020
“DENOMINA UNIDADE DE SAÚDE MARIA RIBAS DE NARDIN, BAIRRO PASSO D’ AREIA”.

Art. 1° - Fica Oficializada a denominação da Unidade de Saúde Maria Ribas De Nardin, localizada na Rua Ernesto Alves nº 245, no Bairro Passo D’ Areia.
Art. 2° - Esta lei entra em vigor a partir da data de sua publicação.
 
JUSTIFICATIVA
Senhor Presidente
Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores,
Os Vereadores proponentes encaminham este Projeto de Lei, que visa a denominação da Unidade de Saúde Maria Ribas De Nardim
MARIA RIBAS DE NARDIN, Nasceu em Guaratinguetá, São Paulo, em 24 de abril de 1915, filha de Roberto Barbosa Ribas, militar, músico e maestro e de Maria de Lourdes Galvão Ribas, dona de casa. Maria Ribas De Nardin cresceu quando criança em Ponta Grossa. Sua mãe faleceu naquela cidade quando Maria tinha apenas seis anos. Na mesma cidade seu pai casou-se com Francisca de Oliveira Ribas. Quando ainda era criança, sua família foi morar em Curitiba, no Paraná, onde Maria viveu até os 20 anos. Ainda quando vivia em Curitiba, seu pai iniciou sua caminhada de estudos e dedicação ao Espiritismo. Já moça, Maria optou também pela doutrina espírita e com a transferência de seu pai, veio com a família para Santa Maria em outubro de 1935. Em 1936, seu pai, Roberto Barbosa Ribas e um grupo de pessoas fundaram o Instituto Espírita Leocádio José Correa, do qual foi sócia fundadora de uma das primeiras casas Espíritas de Santa Maria.
Em Santa Maria, no dia 16 de março de1939, aos 23 anos, casou-se com Luiz De Nardin Sobrinho, que trabalhava como pedreiro. O casal viveu inicialmente na Rua Serafim Valandro e, em 1943, fixaram moradia na Rua Ernesto Beck, número 13 onde iniciaram nova atividade no armazém de secos e molhados.
Além do cuidado com os filhos e com a casa, costurava roupas para a família e atuava juntamente com seu esposo no armazém. Nos primeiros tempos desta atividade, Luiz manteve seu trabalho como pedreiro e Maria assumia o armazém. No armazém, atendia a todos com atenção e delicadeza, orientando as crianças que ali compareciam sobre a importância do estudo. À noite, após fechar o estabelecimento, Maria procedia com a higiene e organização do armazém para o próximo dia de trabalho.
Após a aposentadoria de Luiz continuaram com as atividades no armazém, vindo a fechá-lo definitivamente após alguns anos. Sem este trabalho e o contato com o público, Maria continuou assistindo as crianças no portão de sua casa quando iam para a escola. Sempre tinha uma palavra de orientação para a vida, ao mesmo tempo em que oferecia merenda e material escolar para algumas crianças em situação de necessidade.
Aos setenta anos começou a fazer lençóis com bordado inglês e presentear a família e amigos. Foi o primeiro passo para receber proposta de encomenda dos lençóis, iniciando assim outra atividade por alguns anos. Nesta época, foi convidada para fazer um comercial de televisão, o qual aceitou realizando-o com muita satisfação e alegria.
No Instituto Espírita, além das atividades doutrinárias, Maria sempre participou ativamente da captação de recursos e distribuição de roupas, agasalhos e mantimentos às pessoas com dificuldades econômicas e que buscavam aquelas instituição. Dentre as ações para angariar fundos eram realizadas peças teatrais, em algumas das quais participou com os irmãos, quando ainda jovem.
No Núcleo Assistencial Allan Kardec, na Rua Ernesto Alves, Vila Oliveira, pertencente ao Instituto Espírita Leocádio José Corrêa, trabalhava com um grupo de seis ou sete mulheres que se reuniam semanalmente para a confecção de enxovais com a finalidade de serem doados a gestantes. Apesar de nos dois últimos anos de vida não ter podido participar diretamente do grupo, continuou buscando doações para pessoas da comunidade que demonstravam necessidades pontuais, como roupas, calçados, cobertores, cadeiras de roda, mobiliários e utensílios domésticos, bem como alimentos.
Mesmo sabedora de que não seria possível ajudar a todos, auxiliava àqueles mais próximos. Atenta às máximas que dizem “fazer o bem sem olhar a quem” e “não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita”, foi discreta em sua atividade assistencial. Para concretizar esta atividade, buscava auxílio junto às pessoas amigas e conhecidas e instituições como o Lions Clube Itararé, Instituto Espírita Leocádio José Corrêa e o Núcleo assistencial Allan Kardec para atender às solicitações que lhe eram feitas.
Em nove de maio de 2006 recebeu homenagem “Terceira Idade em Ação” na Câmara de Vereadores de Santa Maria.
Ao longo dos sessenta e oito anos de casados, Maria e Luiz tiveram 10 filhos, 23 netos e 20 bisnetos. Após seu desencarne, que ocorreu em 21 de março de 2007, o Núcleo Assistencial Allan Kardec, passou a denominar-se Núcleo Maria Ribas De Nardin em homenagem à sua dedicação e amor às pessoas com as quais conviveu.
O Núcleo Assistencial Maria Ribas De Nardin desenvolve atividades assistenciais, entre elas: biblioteca com mais de 3000 obras; laboratório de informática; alfabetização de adultos; reforço escolar; assistência ambulatorial às pessoas da comunidade -os quais sete anos através de voluntários e treze anos por meio do convênio com o Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo – Projeto Mão Amiga; cursos de artesanato; distribuição de sopa duas vezes por semana e cesta básica às pessoas com necessidades.
Sempre alegre, com a mente repleta de novos projetos, aberta para as mudanças que o tempo traz, é um exemplo de perseverança, humildade e fé a todos aqueles com quem conviveu. Se sua vida pudesse ser resumida em uma palavra, essa palavra seria “AMOR”, elo capaz de unir várias gerações. Amor cultivado durante cada momento desses quase 92 anos, pelo companheiro, Luiz, seus familiares, amigos e por todas as pessoas, vistas por ela como irmãos.
Diante do exposto, conta com os signatários com a colaboração dos demais pares desta casa para a aprovação deste Projeto de Lei, sobre o qual entendemos que é de extrema relevância para a comunidade.
Criado em: 08/05/2020 09:22:03 por: Licéris Michel Alterado em: 12/05/2020 10:15:33 por: Lucélia Machado Rigon
Autores (4)
Vereador(a) Ovídio Mayer (Dr. Ovídio)
Vereador(a) Vanderlei Araújo
Vereador(a) Maria Aparecida Brizola (Dra Cida)
Vereador(a) Admar Pozzobom

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços