ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.
O mundo vem passando por grandes transformações em todas as áreas e, devido ao estado de calamidade ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, tem se agravado temas que há muito tempo vem trazendo grande preocupação e discussões, que é a violência contra a mulher.
A violência doméstica e familiar contra a mulher é recorrente no mundo todo, motivando crimes hediondos e graves violações de direitos humanos. No noticiário, ouvimos todos os dias, infelizmente, o agravamento dessa situação e o aumento do índice de violência contra a mulher. É com tristeza que posso afirmar que o nosso município não está fora deste contexto, pois em diversas oportunidades constatamos que, muitas mulheres sofrem algum tipo de violência, seja ela física ou psicológica.
Diante desse cenário triste e preocupante, é que pensou-se nesse projeto de lei, o qual tem por objetivo dar um maior amparo e maior proteção à mulher que se encontra nessa situação de vulnerabilidade.
Apesar do avanço da legislação para proteção da mulher, a exemplo da Lei Maria da Penha ( Lei 11.340/06), é consabido que o simples afastamento da mulher ou do agressor do lar, não é suficiente para garantir a sua integridade física e moral, até porque, muitas vezes, com a ruptura da relação, a mesma não tem sequer um lugar digno para residir, que não raro, com um ou mais filhos.
Portanto, entende-se que esta proposta, visa reservar como prioridade parte das moradias que vierem a ser construídas através de programas sociais, seja de iniciativa da União, Estados e o Município, para as pessoas que tenham sido, comprovadamente, vítimas de violência doméstica, e não possuam outros meios de adquirir uma outra residência em que possa viver com dignidade e segurança.
Do exposto, solicito a sensibilidade do nobres parlamentares para a normal tramitação e aprovação do presente Projeto de Lei. OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.