Projeto de Lei nº 9259/2021
INSTITUI, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA, O “MÊS DO ORGULHO LGBTQIA+”.
Art. 1º- Esta lei institui, no mês de junho, o mês do orgulho LGBTQIA+ no município de Santa Maria.
Art. 2º: O mês ora instituído passa a constar no Calendário Oficial Municipal com o objetivo de promover visibilidade, garantir direitos e combater violências com as comunidades lésbicas, gays, bissexuais, travestis/transexuais, queer, intersexo, assexuado e demais grupos de variações de sexualidade e gênero.
Art. 3º: Neste mês poderão ser usados os espaços públicos e privados para realização de eventos, seminários, ações, campanhas, palestras, debates e audiências públicas que propiciem momentos para as reivindicações nacionais e municipais por direitos, cidadania, valorização, reconhecimento, respeito e políticas públicas voltadas aos direitos e cuidados da população LGBTQIA+, a partir, sobretudo da conscientização da sociedade sobre os temas concernentes.
Art. 4º: Também neste mês poderão ser realizadas programações com atrações culturais que valorizem a arte das pessoas LGBTQIA+.
Parágrafo único. Após o prazo de doze meses de sua aprovação deve ser criado o Conselho Municipal LGBTQIA+ por parte do poder executivo através da secretaria municipal de desenvolvimento social.
Vereador Rudys Rodrigues
Líder Bancada MDB
Rudys Rodrigues
JUSTIFICATIVA
Excelentíssimo Senhor Presidente,
Senhores (as) Vereadores (as)
Pelo presente, na observância das disposições regimentais, encaminho para análise de Vossas Senhorias o Projeto de Lei que tem como objetivo instituir, no mês de junho, no município de Santa Maria o Mês do Orgulho LGBTQIA+.
No dia 28 de junho se comemora o dia internacional do Orgulho LGBTQIA+ em decorrência a “Rebelião de Stonewall Inn” que marca a revolta da comunidade LGBTQIA+, em 1969, contra invasões da polícia de Nova York aos bares freqüentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias pelas autoridades. Desde então foram organizados vários protestos em favor dos direitos aos LGBTQIA+ por várias cidades norte-americanas.
A proposta principal desse projeto é a conscientização que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero fere a liberdade de escolha e a dignidade da pessoa humana. Que futuramente pode ser considerado crime hediondo a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
Por termos conhecimento dos dados e estatísticas que colocam o Brasil como um país violento e sem oportunidades para população LGBTQIA+ que entendemos necessária a aprovação deste projeto. É urgente a promoção de discussões, ações, seminários, palestras, eventos e audiências públicas quer garantam visibilidade, direitos e acessos para essa população e mais importantes o combate e enfrentamento a violência garantindo o direito a vida da população LGBTQIA+.
O mês do Orgulho LGBTQIA+, do ponto de vista da democracia, será um marco muito importante no nosso município que aponta para o respeito às diferenças não pela pobreza, mas sim pela riqueza humana, dando possibilidades insuspeitas de formas variadas de viver, em contraste com a predeterminação arcaica das convenções sociais.
Nós, como legisladores e legisladoras dessa casa temos o dever de encontrar mecanismos que assegurem os direitos humanos e a dignidade e cidadania de todas as pessoas. A orientação sexual é direito personalíssimo, atributo inerente e inegável da pessoa humana. Esta casa precisa garantir os direitos de cidadania de todos e de todas. Fazer com que prevaleça o que determina o art. 5º da nossa constituição que diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade”.
Sendo assim, por entendermos fundamental a regulamentação desta questão é que encaminhamos tal projeto de lei para apreciação.
Vereador Rudys Rodrigues
Líder Bancada MDB
Rudys Rodrigues