PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

29/04/2022 12:04
Projeto de Lei nº 9401/2022

Projeto de Lei nº 9401/2022
INSTITUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SANTA MARIA O “DIA MUNICIPAL DE TEREZA DE BENGUELA E DA MULHER NEGRA” E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
 

LEI
Art. 1º Fica instituído o Municipal Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Município de Santa Maria, a ser comemorado no dia 25 de julho.
§1º  O Dia Municipal de  Tereza de Benguela e da Mulher Negra será incluído no Calendário Oficial do Município de Santa Maria.
§2º Esta Lei,  acrescenta  ao item LXXIX do art. 8º  da LEI Nº 5557/2011, a letra c como “Dia Municipal de  Tereza de Benguela e da Mulher Negra”
Art. 2º Para o cumprimento dos objetivos desta Lei, o Poder Público Municipal em parceria com a Secretaria de Município da Cultura, Secretaria de Município da Educação e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial  - COMPIR e Conselho Municipal dos Povos de Terreiro.
I - promover palestras, conferências, campanhas, reuniões, oficinas e demais eventos que promovam e valorizem o trabalho de mulheres negras e a valorização das entidades afins.
II - efetuar campanhas institucionais junto aos meios de comunicação com o fim de divulgar o Dia de  Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Município de Santa Maria.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
 
     Santa Maria, 29 de abril de 2022.
JUSTIFICATIVA
No dia 25 de julho comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Apesar do apagamento e do silenciamento da história das mulheres negras brasileiras há registros de feitos heroicos ainda desconhecidos, como o de Tereza de Benguela   líder do Quilombo de Quariteré, no Mato Grosso. O Quilombo localizava-se na Serra dos Parecis, próximo ao Rio Guaporé e da Vila Bela da Santíssima Trindade, que entre os anos de 1752 e 1820 esta pequena vila foi capital e desenvolveu-se em virtude da descoberta de riquezas minerais na região do Rio Guaporé, afluindo para lá centenas de colonizadores portugueses acompanhados de escravizados negros e indígenas.
Tereza de Benguela passou a ser conhecida na região a partir de 1750 como rainha do Quilombo de Quariterê, onde viveu e reinou até 1770, quando foi capturada e assassinada junto a outras pessoas que pertenciam ao Quilombo. Companheira de José Piolho, Tereza de Benguela assumiu o lugar do marido após sua morte. Neste período, registra-se que “Tereza de Benguela comandou toda estrutura política, econômica e administrativa do quilombo, criou estratégias de organização e defesa, trocando armas, alimentos com brancos e expropriando vilas”.  Seu sangue derramado encharcou a terra e fez germinar novos quilombos. Graças à mobilização e a luta das mulheres negras e do Movimento Negro, em 2 de junho de 2014, foi instituído por meio da lei nº 12.987 no Brasil, o dia 25 de julho como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Uma homenagem a esta mulher símbolo de resistência contra a escravidão.
Designar o dia 25 de julho como Dia Municipal de Tereza de Benguela e da Mulher Negra reveste-se da maior importância, porque é uma data que pode ser trabalhada na educação e na cultura, contribuindo para a visibilidade de heróis negros, justificando-se assim este projeto de Lei.
 
                  Santa Maria, 29 de abril de 2022.
 
Criado em: 29/04/2022 11:57:00 por: Alexandre Marmett Pahim Alterado em: 29/04/2022 12:04:18 por: Lucélia Machado Rigon

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços