sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
24/03/2022 15:03
Projeto de Sugestão Nº 0016/2022

Projeto de Sugestão Nº 0016/2022
O PRESENTE PROJETO TEM O OBJETIVO DE SUGERIR AO PODER EXECUTIVO UMA ROTA ALTERNATIVA OU QUE SEJA FEITO UM ESTUDO APROFUNDADO PARA A ALTERAÇÃO DA ROTA DE CARGA COM DESTINO AO ATERRO SANITÁRIO EM SANTA MARIA.

O Presente Projeto Sugestão tem como objetivo achar soluções para o problema dos acessos ao Aterro Sanitário de Santa Maria. Isso porque a população da Região Oeste vem sofrendo com o movimento intenso de cargas pelas estreitas ruas da Cohab Santa Marta, Nova Santa Marta, Alto da Boa Vista, Betel, entre outras.
Sabe-se que o aterro Sanitário de Santa Maria recebe mais de 7 mil toneladas de lixo todos os meses, tanto de Santa Maria, quanto de cidades de todas as regiões do Estado.
Diariamente dezenas de caminhões com 10, 12, 20 a 30 toneladas de lixo circulam pelas vias da região Oeste de Santa Maria, por ruas que não foram projetadas para suportar este peso, e menos ainda foram dimensionadas para a passagens de caminhões desse tamanho em seus dois sentidos.
As ruas mais prejudicadas são a Av. Alcides Roth, R. Manoel Malmann Filho, Rua dos Dourados, Rua Lavras do Sul, essas ultimas são ruas de chão batido que com o peso dos caminhões e o trânsito intenso acabam ficando intransitáveis, seja pelo pó em dias quentes, seja pelo barro e atoleiros em dias de chuva. Além dos buracos na via que acabam por tornar o trânsito de veículos leves quase impossíveis em determinados períodos.
A Comissão Especial de Resíduos Sólidos, criada pela Câmara de Vereadores de Santa Maria, concluiu que seria urgente que se estabelecesse um contrato de responsabilidade formal compartilhado entre o Poder Executivo e a CRVR para que haja reparos nas vias de acesso ao aterro, evitando assim mais desgaste e prejuízos ao erário público e a população.
Sugere-se ainda que o Município estude a possibilidade de desviar a rota destes caminhões pelo acesso do Distrito Industrial, que tem estrutura para receber este peso todo. A partir do fundo do distrito industrial até o Aterro Sanitário, cabe ao Município melhorar a estrutura da estrada, para que seja esse o acesso ao aterro, eis que se trata de uma região com menos movimento de pessoas, carros e animais, e acabaria evitando que os caminhões passassem por áreas tão urbanizadas como a Santa Marta, Nova Santa Marta, Alto da Boa Vista, Betel, etc.
Criado em: 24/03/2022 14:22:09 por: Vanessa Candaten Vieira Rodrigues Alterado em: 24/03/2022 15:13:06 por: Helena Barboza Da Costa

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços