Moção de Congratulação nº 1437/2022
REQUER ENVIO DE MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES AO GRUPO MULHERES DO BRASIL - NÚCLEO SANTA MARIA POR ESTIMULAR E COLOCAR EM PRÁTICA POLÍTICAS DE COMBATE AS DESIGUALDADES E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO MUNICÍPIO.
A vereadora que subscreve, nos termos do Art.168 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, requer o envio de Moção de Congratulações ao Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Santa Maria por estimular e colocar em prática políticas afirmativas de combate as desigualdades e violência de gênero, bem como a inserção da mulher no mercado de trabalho no município.
JUSTIFICATIVA
O Grupo Mulheres do Brasil iniciou suas atividades no ano de 2013, a partir da união de 40 mulheres, na cidade de São Paulo, com o intuito de engajar a sociedade na conquista de melhorias para o país, especialmente voltadas para o público feminino, que ainda sofre pela discriminação e pela violência por conta do gênero. Além disso, as oportunidades no mercado de trabalho são menores, conforme dados estatísticos.
É nesse contexto de luta social que o Grupo nasce, já que as mulheres são a maioria da população brasileira, são mais de 100 milhões de mulheres que estudam, trabalham, são mães, filhas, esposas, funcionárias, empresárias, empreendedoras, artesãs, etc. gente que busca conquistar um lugar mais digno e justo na sociedade. Essas mulheres não ficam só esperando mudanças, elas fazem acontecer.
Atualmente, o Grupo Mulheres do Brasil possui milhares de integrantes no país e no exterior. É um grupo heterogêneo, de diferentes classes sociais, cores e credos. Mas com o mesmo objetivo em comum: estimular a participação feminina na construção de um Brasil que seja melhor para todos os cidadãos, atuando de forma efetiva com parcerias em diferentes esferas de poder para fomentar a adoção de políticas públicas e eliminar as desigualdades de gênero, raça e condição social.
O Núcleo de Santa Maria realiza diversas atividades de inclusão e de luta, com destaque para realização de cursos profissionalizantes para mulheres, oficinas e até mesmo atos em defesa da igualdade. Um exemplo disso é a Mobilização pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas - Eu meto a colher, sim - realizada no mês de dezembro, na Praça Saldanha Marinho, em conjunto com outras diversas entidades locais.