sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
25/05/2022 12:05
Moção de Apelo nº 5246/2022

Moção de Apelo nº 5246/2022
REQUER O ENVIO DE MOÇÃO DE APELO PELO RETORNO DO VESTIBULAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
 

A vereadora que subscreve, vem por meio deste, requerer envio de Moção de Apelo endereçada ao Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch, pela volta do vestibular na Universidade Federal de Santa Maria, com base no Art.168 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, tendo em vista a justificativa em anexo.
 
Justificativa
A UFSM, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, foi criada pela Lei n. 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960, com a denominação de Universidade de Santa Maria – UFSM. A solenidade da criação da Universidade de Santa Maria ocorreu em Goiânia, na sacada do Palácio das Esmeraldas, em 18 de dezembro de 1960. Já a cerimônia de instalação da Universidade em Santa Maria ocorreu em 18 de março de 1961.

Nasce então, com a UFSM o sonho e objetivo de fomentar ensino, pesquisa e extensão no interior do estado, alçando Santa Maria ao protagonismo no cenário estadual e nacional. 

O Professor Doutor José Mariano da Rocha Filho foi um visionário ao protagonizar a implantação da UFSM em Santa Maria. Ciente da localização geográfica estratégica e logística de nosso município, a implantação de uma universidade federal seria a máquina propulsora para o desenvolvimento da região centro do estado e possibilitaria a interiorização do ensino superior, pesquisa e extensão vez que a UFSM foi a primeira universidade federal fora de capitais em todo o território nacional.

O sonho do Dr. Mariano da Rocha tornou-se realidade e Santa Maria passou a ser referência para todos aqueles que buscavam qualificação profissional e acadêmica, transformando o município em um dos maiores centros estudantis e acadêmicos do país.

A cidade tinha uma vida pulsante. Santa Maria era o destino de quem desejava adquirir conhecimento, construir correira, investir, empreender, formar família, viver e crescer. Santa Maria tornou-se a referência não apenas na região central, mas sobretudo também para a região noroeste e fronteira oeste do estado.

O processo de desenvolvimento regional econômico-social era startado e mantido pela UFSM na medida em que a forma de ingresso nessa universidade era uma seleção pública no modelo de vestibular e posteriormente de seleção seriada. 

A cadeia econômica puxada pelo modelo de seleção vestibular e seleção seriada era a principal responsável pelo desenvolvimento e integração regional pretendidos e alcançados com a implantação da UFSM. A qualificação necessária para ingressar na UFSM no corpo discente exigia dos candidatos uma preparação prolongada e de qualidade. Esse fato era promotor de maior busca por qualidade das escolas localizadas no município, fazendo de Santa Maria um grande polo educacional.

Toda a economia da cidade crescia e se mantinha pujante com o número de alunos, acompanhados de suas famílias, que vinham residir em Santa Maria para fazer a preparação ao vestibular e posteriormente cursar graduação na UFSM. Essa realidade era sobremaneira ampliada durante o período em que o vestibular ocorria quando centenas de milhares de pessoas vinham a Santa Maria, prestar o concurso vestibular ou acompanhar os candidatos.

Contudo, essa realidade mudou. Em 22 de maio de 2014 o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Maria decidiu pelo fim do vestibular e do processo seriado (PS) como forma de ingresso na instituição.

O dia 14 de dezembro daquele ano marcou o final da era do concurso vestibular na UFSM que passou a aderir integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), que leva em consideração as notas atingidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 

Cabe ressaltar que esta decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão teve um grande reflexo na sociedade santa-mariense, no ponto de vista social, econômico e cultural, conforme foi apontado na época por diversos meios de comunicação da mídia local, uma vez que o vestibular da Universidade Federal de Santa Maria colocava nosso município em evidência, atraindo milhares de estudantes e famílias de diversas cidades da região central e de outras regiões do estado e até mesmo do país, que buscavam a cidade não só para a realização das provas, mas muitas vezes da preparação anterior à prova.

O último vestibular, que ocorreu no ano de 2014 contou com mais de 40 mil inscritos, levando em conta os candidatos inscritos para realizar a seleção única e as provas referentes ao Processo Seriado, o que demonstra a dimensão deste evento que ocorria todos os anos em nossa cidade, trazendo candidatos dos mais diversos locais do estado, da região sul e do país.

A decisão pelo fim do concurso de vestibular na UFSM, que já tinha uma tradição de mais de 50 anos gerou uma grande comoção no município, diversos setores do empresariado e principalmente da educação local protestaram contra a decisão tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, ingressando também com ação judicial pela manutenção do certame, garantindo a realização da última prova naquele ano de 2014, uma vez que a decisão do CEPE já era válida para aquele ano, causando grandes prejuízos aos estudantes e famílias que já haviam iniciado a preparação para o concurso.

Tendo em vista o supracitado e levando em consideração o que era observado em nosso município na época da realização das provas e até mesmo da preparação durante todo o ano para receber este evento tão importante, é de suma importância para a economia local e para o desenvolvimento social e cultural do município, que se busquem meios para possibilitar o retorno desta forma de ingresso na Universidade Federal de Santa Maria, fomentando uma grande quantidade de setores e trazendo novamente todos os benefícios que o vestibular proporcionava para o município, o que justifica o envio desta moção ao Sr. Luciano Schuch, atual reitor da Universidade Federal de Santa Maria.
Criado em: 25/05/2022 11:58:44 por: Felipe Marchioro Rossi Alterado em: 25/05/2022 12:05:50 por: Lucélia Machado Rigon

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços