PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

13/07/2022 14:07
Moção de Congratulação nº 7048/2022

Moção de Congratulação nº 7048/2022
REQUER O ENVIO DE MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO PARA O RENOMADO ESTILISTA DE ALTA COSTURA SENHOR RUBY SARATT FILHO, PELO SEU EXCELENTE TRABALHO COM A MODA DA ALTA COSTURA, ONDE CARREGA COM ORGULHO TANTO A NÍVEL INTERNACIONAL BEM COMO NACIONAL O NOME DE NOSSA CIDADE SANTA MARIA.

ASSUNTO: O vereador que este subscreve, nos termos do Art. 168 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, apresenta MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO, para fins de ser deliberada em Plenário e esta Casa possa enviá-la à para o o renomado Estilista de Alta Costura Senhor Ruby Saratt Filho, pelo seu excelente trabalho com a moda, onde carrega com orgulho tanto a nível internacional bem como nacional o nome de nossa Cidade Santa Maria.

DESTINO: Presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria.
 
JUSTIFICATIVA: O pedido de Moção de Congratulação ao Senhor Ruby Sarratt, renomado estilista da alta costura em nossa Cidade. Há 15 anos morando em Santa Maria, Ruby Saratt é exemplo do que há de mais particular nesse onírico ambiente de bordados, rendas e, claro, exclusividade. Comemorando 37 anos de moda em 2022.
 Ruby Saratt Filho nasceu em dezembro de 1960, em Santo Antônio das Missões, município com pouco mais de 11 mil habitantes. Mas foi em São Borja, onde foi estudar, quando ainda era adolescente, que se descobriu estilista. Um dos cinco filhos de dona Adely e de seu Ruby, que ganhou a vida cultivando arroz e depois café, herdou das mulheres da família o dom para a costura. A avó paterna, a mãe e uma tia, a qual considera uma grande mestra, tinham ateliês de alta-costura na Terra dos Presidentes. Foi por lá, onde, mais tarde, inaugurou uma boutique própria, que teve o primeiro contato com técnicas como o sumidinho, o ponto x e o “pezinho de galinha”.
Nasceu dentro de um ateliê de alta-costura. Aos 14 anos desenhou seu primeiro vestido. Foi quando começou a se revelar. Era uma peça toda bordada para a formatura de uma prima. 
Quando então recebeu uma ligação de Paulo Nei Stefanon, famoso cabeleireiro santa-mariense, que havia conhecido tempos antes, em Portugal. Segundo o estilista, o amigo sabia que ele estava “perdido na linha” e o convenceu com o argumento de que a cidade havia ficado carente desse tipo de profissional, após a morte de João Francisco Goldmann, em 2002,
Ruby, que já havia experimentado a receptividade santa-mariense quando, 20 anos antes, teve um desfile seu aplaudido em pé por cerca de mil pessoas, rumou para Santa Maria na manhã seguinte. Chegou, foi até o Salão Mário Cabeleireiro onde, de imediato, iniciou uma forte amizade com o cabeleireiro Leo Pizzolatto, que chamou os amigos e, juntos, organizaram um jantar para Ruby, Na manhã seguinte, quando acordou, já tinha fechado o negócio do aluguel do ateliê, sem nem precisar de contrato, e já tinham duas costureiras para me apresentar. Acordei morando em Santa Maria. 

Vereador Rudys Rodrigues
Bancada MDB
Santa Maria, 13 de julho de 2022.
Criado em: 09/07/2022 17:28:01 por: Maria Angela Maziero Rosso Alterado em: 13/07/2022 14:10:57 por: Lucélia Machado Rigon

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços