O presidente destacou que o órgão é destinado a acolher, proteger e encaminhar as demandas das mulheres: “esses três verbos serão importantíssimos para nós cumprirmos essa grande missão”. Vargas lembrou que a procuradoria está em funcionamento, com a realização de atendimentos à população: “já temos registros de casos importantíssimos”.
A procuradora especial informou que o local é destinado às mulheres vítimas de violência e às que sofrem com a omissão do Poder Público. “Quando uma mulher se sentir com a falta das políticas públicas, ela também pode vir aqui na Procuradoria e buscar esse acolhimento”. Além disso, a vereadora Marina ressaltou que o papel da Procuradoria inclui o debate sobre a participação feminina na política: “pra nós defendermos os nossos direitos, para que essa efetividade ocorra, a gente precisa de mais mulheres envolvidas no contexto político”.
A Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores de Santa Maria foi instituída no dia 28 de maio de 2021, mediante Resolução Legislativa nº 003/2021. Integram o órgão as procuradoras adjuntas vereadoras Luci Duartes/ Professora Tia da Moto e Lorena dos Santos/ Pastora Lorena.
CONTATOS: Solicitação de atendimentos e denúncias podem ser encaminhados para o email procuradoriadamulher@camara-sm.rs.gov.br ou pelo telefone (55) 3220-7200.
Texto: Camila Porto