Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sessão plenária ordinária

• 25/10/2012

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Ana Lucia Cervi Prado, da Liga Acadêmica de Neurociência da UFSM, que destacou o Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), celebrado em 29 de outubro. Ana informou que, no Brasil, o AVC é principal causa de morte, sendo que a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC. No próximo dia 29, será lançado novo slogan da campanha, denominado “AVC... Eu me importo”, cujo objetivo é enfatizar a importância do cuidado pós-AVC, bem como a importância da família, dos cuidadores e das associações de suporte aos pacientes. Neste sábado, a Liga estará na Praça Saldanha Marinho, prestando orientações às pessoas sobre Acidente Vascular Cerebral.

Proposições aprovadas

- Requerimento, da vereadora Sandra Rebelato, solicitando envio de Moção de Congratulações à Agência Consular da Itália em Santa Maria pelas comemorações dos 100 anos de atividades;

- Requerimento, da vereadora Sandra Rebelato, solicitando envio de Moção de Congratulações a Eduardo Martins de Oliveira Rolim pelo recebimento do Troféu Personalidade Médica do Ano;

- Requerimento, do vereador Manoel Badke, solicitando envio de Moção de Congratulações a Sicredi região centro pelos 98 anos de serviços prestados a cidade;

- Projeto de lei, de autoria do vereador João Carlos Maciel, que denomina de Rua Hilário Bianchin uma Rua do Distrito de Palma na cidade de Santa Maria. Na discussão, João Carlos Maciel explicou ser de competência dos vereadores denominação de ruas para que estas constem no mapa da cidade.

- Projeto de lei, de autoria do vereador Cláudio Rosa, que denomina de Rua Carlos Fagundes Medeiros o Beco localizado na Vila Pé de Plátano, RS 509;

- Projeto de lei, de autoria da vereadora Sandra Rebelato, que Institui no município de Santa Maria o Fórum Permanente de Prevenção de bebidas alcoólicas, cigarros e congêneres por crianças e adolescentes. Na discussão, Sandra Rebelato enfatizou que o Fórum tem como objetivo manter os participantes mobilizados no intuito de desenvolver atividades de prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e congêneres por crianças e adolescentes, com a adoção de providências que visem à conscientização das famílias e dos responsáveis, dos professores e educadores, agentes de saúde, bem como adotar medidas de fiscalização, a serem desenvolvidas pelo Poder Público, com a participação da sociedade. Destacou, ainda, que pesquisas científicas recentes comprovam que a ingestão de bebida alcoólica potencializa no adolescente com sua onipotência e impulsividade características, comportamentos temerários e provoca ou facilita situações indesejáveis como gravidez precoce, contaminações por doenças sexualmente transmissíveis, envolvimento com a criminalidade e uso de drogas lícitas.

Resumo dos pronunciamentos

João Carlos Maciel (PMDB) informou que, nesta quarta-feira, reuniu-se com moradores do bairro Camobi, os quais solicitaram providências do Legislativo junto ao Executivo Municipal. Relatou que, algumas vezes, os monitores da empresa responsável pelo parquímetro nas ruas centrais da cidade não prestam orientação adequada aos motoristas vindos de outros municípios, os quais não conhecem a sistemática do estacionamento.

Helen Cabral (PT) fez referência à carta do leitor, publicada no jornal A Razão desta quinta-feira, em que a jornalista Celina Mayer questiona a localização do abrigo de ônibus na quadra da Rua Pinheiro Machado (próximo a Acampamento), prejudicando trânsito de pedestres e os pequenos comerciantes. Helen Cabral informou que solicitou à secretaria de Mobilidade Urbana informações sobre o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, mas não obteve retorno. A vereadora questionou por que a prefeitura ainda não iniciou amplo debate e audiências públicas com a comunidade sobre o plano de mobilidade urbana, pois já há empresa vencedora da licitação para elaborar plano. A respeito do transporte coletivo, Helen questionou se há estudos sobre a possibilidade de adoção de valores diferenciados de tarifa do transporte conforme o trecho percorrido.

João Carlos Maciel (liderança de governo) afirmou que a parada de ônibus na Rua Pinheiro Machado propicia mais segurança aos usuários do transporte coletivo. Dirigindo-se à vereadora Helen, afirmou que a licitação do Plano de Mobilidade Urbana deveria ter sido realizada ainda em governos anteriores. João Carlos Maciel afirmou que os profissionais envolvidos na elaboração do Plano buscam a melhor solução para Santa Maria.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Felipe Martins