Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sessão Solene Medalha do Mérito em Educação Profª Solange Kraetzig

• 06/11/2012

A Sessão Solene do Legislativo para a entrega da Medalha do Mérito em Educação Profª Solange Kraetzig aconteceu nesta terça-feira, 6 de novembro, no Plenário Coronel Valença. A distinção, instituído¬¬ pelo Decreto Legislativo 07/2006, é destinada a professores do ensino fundamental, médio, superior ou de cursos preparatórios, santa-marienses ou aqui radicados, de destacada atuação em favor da educação no município. A medalha leva o nome da saudosa professora Solange Kraetzig, natural de Ijuí e radicada em Santa Maria desde a infância, com profícua atuação no meio educacional santa-mariense.
O ato, conduzido pelo vice-presidente do legislativo, vereador Admar Pozzobom, contou com a presença da superintendente pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, professora Gisele Bauer Mahmud, representando o prefeito em exercício, José Haidar Farret, entre outras autoridades. A homenageada deste ano com a Medalha do Mérito em Educação Profª Solange Kraetzig é a professora Nara Zenir Pinto Ferreira, que foi apresentada e saudada pelo vereador Manoel Badke.
Nara Ferreira é professora concursada no município de Santa Maria, desde 1988, tendo sido eleita diretora da Escola Municipal Aracy Barreto Sacchis, em 1997, e integrando a equipe diretiva desse estabelecimento de ensino até os dias de hoje. Manoel Badke situou os presentes da realidade escolar, seja no aspecto estrutural, seja na busca e na consolidação da qualidade de ensino, cristalizada pelo desempenho da Escola Municipal Aracy Barreto Sacchis no Ideb. A homenageada também foi saudada pela professora Andreia Maria Ferretti, que falou em nome da comunidade escolar.
Antes de agradecer a homenagem, a professora Nara Ferreira recebeu do conjunto dos parlamentares a Medalha do Mérito em Educação Profª Solange Kraetzig, sendo brindada ainda com um ramalhete de flores entregue pela comunidade escolar. Dizendo-se lisonjeada e emocionada com a homenagem, Nara Ferreira afirmou acreditar que a honraria não se destina só a ela, mas a todos os profissionais da educação santa-mariense, que militam diariamente em favor do ensino. Ao nominar os membros da equipe pedagógica da Escola Municipal Aracy Barreto Sacchis, Nara Ferreira disse que os méritos da homenagem recebida cabem ainda aos pais e aos alunos. Refletindo sobre os desafios e os rumos necessários à educação, a educadora afirmou ser necessária a permanente construção de parâmetros que coloquem o ensino em sintonia com a atualidade e o mundo globalizado e a escola em harmonia com as necessidades da sociedade.
Encerrando o ato solene, o presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Admar Pozzobom, reiterou as palavras proferidas em homenagem à professora Nara Zenir Pinto Ferreira e citou Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco, sem ela, a sociedade muda”.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Michelle Falcão