Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sessão Especial de 40 anos da Escola Walter Jobim

• 13/11/2012

Em Sessão Especial proposta pela vereadora Helen Cabral e aprovada pela unanimidade dos parlamentares, o Plenário Coronel Valença sediou, no início da noite desta terça-feira, 13 de novembro, uma homenagem pelos 40 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Walter Jobim. O ato, conduzido pelo presidente da Câmara, vereador Manoel Badke, contou com a presença da diretora do estabelecimento de ensino homenageado, professora Ana Paula Maciel de Azevedo, professores, pais e alunos da Escola Walter Jobim, além de representantes da 8ª CRE e da Secretaria Municipal da Educação.
A saudação do legislativo à comunidade escolar coube à vereadora Helen Cabral, que frisou a satisfação em pertencer ao corpo docente da escola homenageada, onde também já exerceu a função diretiva. A parlamentar discorreu sobre a história da Escola Estadual Walter Jobim, desde a criação, quando ofertava apenas parte do correspondente ao ensino fundamental na época, até a implantação do ensino médio. Helen situou ainda a figura histórica do patrono do estabelecimento, Walter Jobim, e deu ênfase à missão que escola vem cumprindo no sentido de formar cidadãos na plenitude do termo. “Não tenho como descrever a satisfação de me reportar à minha escola, meu primeiro emprego, meus colegas, meus alunos, minha comunidade escolar; estar à frente de alunos e ensiná-los o que a vida pode oferecer de melhor. Tenho muito orgulho de ter exercido a direção desta Escola ao longo de dez anos. Hoje, a diretora Ana Paula Maciel de Azevedo é incansável na conquista de melhorias que se traduzam em efetiva melhoria da qualidade ensino, refletindo também na elevação da qualidade de vida da comunidade escolar. O futuro da educação passa pelas escolas. Os alunos e professores passam pela escola, mas a escola permanece. O tempo é um artesão de esperanças. A escola é a alavanca das mudanças sociais. Parabéns à nossa Escola Walter Jobim, de tantas lutas e tantas conquistas”, concluiu a vereadora Helen Cabral.
Após a exibição de um vídeo produzido em homenagem aos 40 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Walter Jobim e da entrega de uma placa comemorativa, a diretora, professora Ana Paula Maciel de Azevedo fez uso da palavra, agradecendo o reconhecimento da comunidade santa-mariense, expressado na homenagem do poder legislativo. “Quem passa por esta escola, não tem como não se apaixonar, pois lá impera um espírito coletivo voltado à formação humana. Nestas quatro décadas de caminhada, o objetivo da escola é o ser humano. Eu fui aluna da escola e, quando passei a lecionar e me tornei diretora, continuei compartindo aqueles valores que conheci como estudante”, referiu a professora Ana Paula. A dirigente escolar ressaltou também a integração com a comunidade do Bairro Itararé e os resultados que vêm sendo alcançados na redução dos índices de violência e na disseminação da cultura da paz.
O ato contou ainda com uma apresentação do Grupo de Música e Canto do Programa Mais Educação e, antes do encerramento, o presidente da Câmara, vereador Manoel Badke, reiterou o reconhecimento do poder legislativo à trajetória educacional da Escola Estadual Walter Jobim. “Pela fala da vereadora Helen, pela fala da professora Ana Paula, é possível sentir o espírito de união que vigora na comunidade escolar. Que a Escola Walter Jobim continue, por muitos e muitos anos, essa construção coletiva em favor da educação e da cidadania”, finalizou o presidente do legislativo.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Michelle Falcão