sexta-feira, 29 de março de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Agenda Cidadã trata da infraestrutura da cidade

• 18/07/2022

Na manhã desta segunda-feira (18), aconteceu a segunda Agenda Cidadão de julho. Nesta oportunidade, a Presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria tratou de duas pautas ligadas à infraestrutura da cidade.

Vila Santa Catarina
Na primeira agenda, o presidente da Câmara, vereador Valdir Oliveira, recebeu os moradores na Rua Clênio Luiz Denardini, situada na vila Santa Catarina, bairro Boi Morto, Vivaldino dos Santos e Giovani Danelon Bandas.

Os moradores reclamaram das más condições da rua em que residem e da falta de esgoto fluvial e cloacal na vila. Disseram também que os tubos de esgotamento foram colocados pelos próprios moradores e não estão dando vazão. “O esgoto, a boca de lobo joga para fora e o fedor tu não aguenta”, reclamou Vivaldino. Os cidadãos apresentaram um vídeo, via celular, para o presidente, mostrando a situação da rua em que residem.

O presidente do Poder Legislativo se comprometeu em levar essas demandas à Corsan e à Prefeitura para ver o planejamento das duas instituições e o quanto a execução dessas obras vai demorar a acontecer.

Vale Machado
A segunda pauta debateu a infraestrutura da Rua Vale Machado, Centro de Santa Maria. O microempresário  João Mafalda, que reside na rua, reclamou das saliências e rachaduras do asfalto da via que, segundo ele, ocorrem pelo intenso tráfego de ônibus e pela falta de manutenção. “Tá tremendo os prédios quando o ônibus passa ali”. Relatou que, quando atravessava uma faixa de segurança da via, levou um tombo devido as saliências.

O microempresário  disse que essas saliências no asfalto da rua estão abalando a estrutura de alguns prédios e que isso é muito perigoso. Portanto, solicitou melhorias no asfalto da Vale Machado. João Mafalda também reclamou da falta de segurança na rua, de iluminação pública e da fiação solta.

Valdir Oliveira relatou que, com relação à fiação solta, está tramitando no Parlamento Municipal um projeto de lei para solucionar esse problema. Disse também que o problema da Rua Vale Machado é crônico e que a via necessita de uma recuperação completa, levando em conta seu tráfego intenso diariamente. O chefe do Legislativo se comprometeu em levar essas reivindicações à Prefeitura.

Texto: Mateus Azevedo
Foto: Isadora Pilar e Robson Brilhante