terça-feira, 16 de abril de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Câmara sedia ciclo de debates sobre políticas de assistência social

• 20/07/2022

Na manhã desta quarta-feira (20), o Poder Legislativo sediou o 5º Ciclo de Debates do Conselho Estadual de Assistência Social com os conselhos municipais da temática. O evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Participaram da mesa dos trabalhos o presidente da Câmara, Valdir Oliveira, o secretário de município de Desenvolvimento Social, João Chaves, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Ana Duarte, a presidente municipal do Conselho de Assistência Social, Daniele Lang Baratto, e o conselheiro municipal da temática e que, nesta oportunidade, representa os demais usuários, Ray Goes.

A atividade tem como temática o “fortalecimento do controle social: o papel dos Conselhos Municipais de Assistência Social na defesa dos Direitos Socioassistenciais”. Em sua explanação, o presidente do Poder Legislativo, Valdir Oliveira, destacou a importância do debate e que o município necessita de políticas públicas nessa área. “Pra nós, é um motivo de alegria acolhermos vocês aqui na Casa do Povo. Esse importante ciclo, que se inicia, é de grande relevância para discutirmos a assistência social”.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, salientou que a vida das pessoas não esta na união, mas sim nos municípios. “Nós estamos vivendo um tempo bastante decisivo e nós precisamos discutir as políticas públicas”. Relatou também que a gestão municipal fez concurso público para profissionais na área de assistência social, sempre pautado pelo conselho municipal. “Hoje, nós temos 16 servidores dentro do CREAS”. O chefe da pasta também citou outras ações da administração municipal na área.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Santa Maria, Daniele Lang Baratto, destacou que o conselho “é um espaço onde todos nós podemos ter voz e auxiliar o município na implementação de políticas sociais”. Já o conselheiro municipal da temática e representante dos usuários, Ray Goes, manifestou desejar que esse ciclo não seja só de debates, mas também de reflexões.

Por fim, durante a abertura oficial do evento, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Ana Duarte, disse que a descentralização dos debates do conselho estadual tem o objetivo de fortalecer os conselhos municipais. Destacou a importância da representação dos usuários, porque são os usuários que utilizam os serviços e é para eles que devem ser pensadas as políticas públicas.

O ciclo de debates está sendo transmitido ao vivo pelo Canal 18.2. Acompanhe os debates, aqui, na íntegra.

Texto: Mateus Azevedo
Fotos: Isadora Pilar