Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sessão de entrega Comenda Zélio Fernandino de Moraes

• 20/11/2012

Destinada anualmente a pessoas ou entidades de atuação destacada nas religiões afro-brasileiras, a Comenda Zélio Fernandino de Moraes, instituída pelo Decreto Legislativo nº 02/2003, e ratificada pela Lei Municipal nº 5622/2012 foi entregue em sessão solene da Câmara, realizada nesta terça-feira, 20 de novembro. Os agraciados deste ano – cujas indicações foram definidas pela União Santa-mariense de Umbanda e dos Cultos Afro-brasileiros Cavaleiros de Cristo e pela Liga Espiritualista de Umbanda e dos Cultos Afro-brasileiros – foram o senhor José Gregório Machado e a senhora Raquel Belizaria Coelho.
José Gregório Machado foi apresentado pelo presidente do legislativo, vereador Manoel Badke, que discorreu sobre a trajetória do homenageado, ferroviário aposentado da RFFSA e fundador do Centro de Umbanda Oxalá e Oxum, do Bairro Itararé, tendo exercido diversas funções diretivas nessa e em outras entidades espiritualistas. Badke, reverenciou ainda a memória do ex-vereador Gilson de Souza, autor do Decreto Legislativo que instituiu a Comenda Zélio Fernandino de Moraes. Após receber a comenda, entregue pelo conjunto dos parlamentares, José Gregório Machado agradeceu a homenagem do legislativo e o permanente apoio dos companheiros de religião, ressaltando a importância da união entre eles e dedicando a todos a distinção recebida.
Raquel Belizaria Coelho foi saudada pela vereadora Maria de Lourdes Castro, que mencionou a data de hoje, 20 de novembro, como Dia Nacional da Consciência Negra. A parlamentar também fez menção à trajetória de Zélio Fernandino de Moraes, considerado o anunciador da Umbanda, tendo dado formato à religião, em 1908, no Rio de Janeiro. Referindo-se a Raquel Balizaria Coelho, Ialorixá do Reino de Luz e Caridade Xangô e Yansan, Maria de Lourdes Castro ressaltou os pontos em comum entre a trajetória da homenageada e do patrono da Comenda, Zélio Fernandino de Moraes. Maria de Lourdes Castro salientou ainda a importância da liberdade de culto, do reconhecimento e do respeito a todas as crenças religiosas. Recebendo a comenda entregue pelo conjunto dos parlamentares, Raquel Belizaria Coelho agradeceu a distinção e afirmou que a honraria pertence não somente a ela, mas a todos os praticantes da Umbanda em Santa Maria. “É a religião que conheço desde criança, pois nasci em uma família umbandista e africanista, aprendendo, com minha mãe, que não devemos praticar o mal, mas lutar pelo bem”, disse Raquel. A Ialorixá manifestou-se ainda contra qualquer tipo de discriminação e preconceito dos quais possam ser vítima os adeptos de religiões não preponderantes na sociedade. Raquel Coelho mencionou também as ações sociais desenvolvidas pelo Reino de Luz e Caridade Xangô e Yansan e demais entidades espiritualistas santa-marienses. A homenageada enalteceu a memória da mãe, Generosa Maria, e do ex-vereador Gilson de Souza, dedicando a Comenda Zélio Fernandino de Moraes a todos os irmãos de religião.
A sessão solene foi encerrada com uma apresentação musical a cargo de um grupo de umbandistas, que interpretaram, ao final, o Hino da Umbanda.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Michelle Falcão