Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Sessão Plenária, 22 de novembro de 2012

• 23/11/2012

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Abdel Rahman Atallah Abed Admad, da Sociedade Palestina de Santa Maria, que destacou o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, celebrado em 29 de novembro. Informou que, na próxima semana, acontece em Porto Alegre o Fórum Social Mundial Palestina Livre com participação de mais de 30 países e cerca de oito mil pessoas. Destacou que a mídia, dominada pelos americanos, não revela a verdade sobre os palestinos. Abdel registrou que o Estado Palestino foi apagado do mapa mundial em 1948 para, em seu lugar, nascer um Estado chamado de Israel. “Assim começa uma nova história no Oriente Médio”, destacou. Segundo Abdel, há seis milhões de refugiados palestinos espalhados no mundo, os quais são impedidos de retornar ao seu país pelos israelenses. Finalizou o pronunciamento, enfatizando que o povo palestino um dia será vitorioso.

Proposição aprovada:

-requerimento, de autoria da vereadora Sandra Rebelato, solicitando envio de moção de congratulações à Loja Maçônica Luz e Trabalho pelos 138 anos de fundação.

- requerimento, de autoria do vereador Luiz Carlos Fort, solicitando envio de moção de congratulações a Pedro Rios, atleta da Escola de Futebol Nova Horizonte, vencedor do projeto Peneirinha Gillette.

Proposições em primeira discussão:

- projeto de lei, do vereador Marion Mortari, que Institui Novembro Azul no município de Santa Maria;

- projeto de lei, do vereador Manoel Badke, que Considera de Utilidade Pública Municipal a Associação dos Estudantes de Administração de Santa Maria;

Resumo dos pronunciamentos:

Werner Rempel (PPL) se manifestou sobre o assunto abordado pelo orador na tribuna livre. Ponderou que há quase dois mil anos o povo judeu deixou terra dos antepassados e se espalhou pelo mundo, sendo que os palestinos – que ficaram na região por dois mil anos – foram surpreendidos, em 1948, com a criação, pela ONU, do Estado Israelense. Enfatizou que os israelenses, em sua maioria, são contrários à prática do Estado de Israel de desrespeito e perseguição aos palestinos. “Manifesto minha solidariedade com a luta do povo palestino”, declarou.

Luiz Carlos Fort (PT) parabenizou o menino Pedro Rios, morador da vila Kenedy, por ser vencedor do projeto Peneirinha Gillette, que selecionou garotos de oito a 12 anos. Os vencedores do projeto ganham um ano de bolsa em uma escolinha de futebol e uma viagem de quinze dias de oficina em um clube europeu.“É um menino da nossa comunidade, que nos orgulha muito”, afirmou. Fort cobrou investimentos do Poder Público em ações de incentivo ao esporte amador, especialmente nas comunidades mais carentes.

Marion Mortari (PP) informou que, na última terça-feira (20), participou de audiência pública, no distrito de Santa Flora, para tratar da qualidade do sinal do celular. Registrou que será enviado abaixo-assinado às operadoras a fim de que seja instalada antena no distrito e aprimorada a qualidade do sinal. Solicitou à secretaria de Infraestrutura o patrolamento e empedramento das ruas no contorno do Passo da Capivara.

Sandra Rebelato (PP) registrou a realização da Campanha Municipal de Luta pela Erradicação da Violência e Garantia dos Direito Humanos, instituída pela Lei Municipal Nº 5.536/2011, cujo projeto é de sua autoria. Destacou que, até dez de dezembro, diferentes instituições participam da Campanha, cujos temas propostos evidenciam as seguintes datas de lutas pela erradicação da violência e de garantia dos direitos humanos neste período: Dia Nacional da Consciência Negra (20/11); Dia Internacional de não violência contra as mulheres (25/11); Dia Mundial de combate a AIDS (1º/12); Dia Nacional de luta dos homens pelo fim da violência contra as mulheres (06/12); e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Convidou os santa-marienses a participarem, no dia 24 de novembro, da Caminhada “Violência contra a mulher idosa”, distribuição de cartilhas e apresentações artístico-culturais. A saída é na frente da OAB/SM e chegada na Praça Saldanha Marinho. Mais informações sobre a Campanha são encontradas na página da Câmara (www.camara-sm.rs.gov.br).

Cláudio Rosa (PMDB) registrou a preocupação com aumento da violência em Santa Maria, especialmente a grande quantidade de armamento em circulação, colocando em risca a segurança dos cidadãos. “A cada dois dias, é pego alguém com revólver na cidade. Da onde vem esse armamento? Por onde entram as armas?”, questionou. Cláudio Rosa destacou que a maioria dos assaltos é cometido por presos do regime semi-aberto e, em razão disso, é necessária uma discussão para rever quem efetivamente merece progredir do regime fechado para o semi-aberto. Defendeu ação integrada, das polícias, para realizar desarmamento dos marginais de Santa Maria.

João Carlos Maciel (PMDB) destacou ações do deputado federal Darcísio Perondi (PMDB), um dos parlamentares que mais se destacou no exercício da atividade parlamentar neste ano, especialmente na defesa do Sistema Único de Saúde. O deputado recebeu o prêmio Congresso em Foco, iniciativa do site Congresso em Foco, que tem como intuito premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar os representantes de modo ativo e participar da vida política.

Jorge Trindade (PT) registrou que a liberação dos recursos para o Centro de Eventos – que está sendo construído – se deve, em grande parte, a solicitação feita por ele, vereador Paulo Airton Denardin e então deputado estadual Fabiano Pereira ao Ministério do Turismo. Informou que irá participar, nesta quinta-feira, da aula inaugural do programa Universidade Já, curso de pré-vestibular gratuito, disponibilizado pela secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Destacou a qualidade das aulas ministradas, tendo em vista a alta taxa de aprovação de alunos no último concurso vestibular da UFSM