Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Entrega da Comenda Noel Guarany marca o Dia do Músico

• 23/11/2012

O dia 22 de novembro – Dia do Músico – foi marcado pela entrega da Comenda Noel Guarany no legislativo municipal. A distinção, regulamentada pela Lei Municipal 5622/2012, destina-se a músicos e/ou grupos musicais de destaque no cenário cultural santa-mariense. A indicação dos agraciados cabe à Secretaria Municipal da Cultura e à Coordenação da 13ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho. O indicado deste ano foi o acordeonista, compositor e intérprete Sérgio Rosa.
Em sessão solene presidida pelo vereador Manoel Badke, o homenageado foi apresentado e saudado pelo vereador Marion Mortari, que situou a trajetória do músico, um dos fundadores do Conjunto Os Quatro Ventos, com destacada carreira solo e profícua participação nos festivais de música nativista do Rio Grande do Sul. O parlamentar reportou-se também à memória do patrono da comenda, Noel Guarany, expoente da vertente missioneira do cancioneiro gaúcho e artista extremamente engajado às causas sociais. Natural de Bossoroca, Noel radicou-se em Santa Maria, no final da década de 1980, aqui permanecendo até falecer, em 1998. Voltando a dirigir-se ao homenageado, Mortari salientou que, apesar de ser natural de Seberi, Sérgio Rosa fez de Santa Maria sua cidade do coração, levando o nome do município no fole de seu acordeon, cujo talento é reconhecido por centenas de canções de sua autoria e por um não menor número de troféus recebidos. O vereador também registrou a homenagem a todos os artistas santa-marienses pelo dia de hoje, Dia de Santa Cecília, padroeira da música.
O músico Júnior Benaduce, integrante da equipe da Casa de Cultura de Santa Maria, que representava no ato o prefeito César Schirmer, também saudou o homenageado Sérgio Rosa, interpretando a canção “No Coração do Rio Grande”, de Osvaldo Medeiros, uma das mais emblemáticas composições lançadas pela Tertúlia Musical Nativista. Logo em seguida, a Comenda Noel Guarany foi entregue a Sérgio Rosa por todos os parlamentares presentes à sessão solene.
Ao agradecer a distinção, Sérgio Rosa lembrou o permanente apoio dos familiares, dos companheiros músicos e de todos aqueles que apoiam e incentivam a cultura em Santa Maria. Encerrando o ato, o presidente da Câmara, vereador Manoel Badke, reiterou as homenagens aos músicos santa-marienses e ao acordeonista Sérgio Rosa, agraciado com a Comenda Noel Guarany.