Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Mostra celebra o Dia da Solidariedade ao Povo Palestino

• 28/11/2012

A Sala Eduardo Trevisan, no térreo do Legislativo, recebe a exposição “Palestina: uma nação ocupada”, referente ao Dia Internacional da Solidariedade ao Povo Palestino, celebrado no dia 29 de novembro. A mostra é organizada pelo historiador e pesquisador Umar Daud Aqel.
Aqel é formado em História, pela Unifra, e pesquisador na área do orientalismo e arabismo. Filho de pais palestinos, mas nascido no Brasil, tem forte ligação com as origens. Quando questionado sobre seu interesse pelo povo palestino, Aqel destaca que no momento em que teve capacidade de discernimento já questionava e procurava saber mais sobre o assunto.
A exposição traz fotos, mapas e marcações referentes as perdas territoriais da palestina, imagens da repressão dos soldados israelenses, além de assentamentos, o muro nas regiões da Cisjordânia, ao redor de Belém, Jerusalém e Al - Khalil. A exposição quer mostrar a ocupação da Palestina em todos os sentidos, especialmente a opressão e a discriminação vivida pelo povo palestino.
“O povo palestino é obrigado a passar por várias barreiras de contenção para chegar ao lugar de destino. Um percurso que levaria 10 minutos, demora uma manhã toda. Fora os impostos pagos que não são retornáveis e os cortes de água diário”, salienta Aqel.
A exposição “Palestina: uma nação ocupada” pode ser visitada até o dia 5 de dezembro, na Sala Eduardo Trevisan, no térreo da Câmara de Vereadores. O horário de visitação é das 8h ao meio-dia e das 13h30min até às 17h30min.

Texto e foto: Aline Schefelbanis