Santa Maria, domingo, 5 de maio de 2024

Policial Padrão do ano recebe título em sessão solene da Câmara

• 30/11/2012

O soldado PM José Carlos Hervé da Silva recebeu, no início da noite desta quinta-feira, 29 de novembro, em sessão solene do Legislativo Municipal, o título de Policial Padrão 2012. A distinção é concedida anualmente a integrantes da Brigada Militar, Polícia Civil ou ainda da Superintendência de Serviços Penitenciários – SUSEPE – com atuação destacada a serviço da segurança pública no município. O ato solene presidido pelo vereador Manoel Badke, contou com a presença do Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo – CRPO Central –, Coronel Jaime Machado Garcia, do Comandante do Batalhão de Operações Especiais da BM em Santa Maria, Major Cleberson Braida Bastianello, do delegado da Polícia Civil Marcelo Arigony e do representante do 4º Grupamento de Incêndio da Brigada Militar, tenente Moacir.
A solenidade foi abrilhantada pela participação da Banda da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar. Ao saudar o Policial Padrão 2012, soldado José Carlos Hervé da Silva, o vereador Jorge Ricardo Xavier falou sobre a trajetória profissional do homenageado, que ingressou na Escola de Cabos e Soldados da BM, em 1997. Em 1998, José Carlos Hervé da Silva incorporou-se ao Pelotão de Choque da BM, em Porto Alegre, passando, desde então a ter atuação destacada pelo preparo técnico, pela disciplina, pela coragem e pela serenidade em situações de perigo. No ano de 2002, Santa Maria e região passaram a contar com a eficácia e o desprendimento do soldado Hervé, sempre com desempenho exemplar, seja em situações de extremo risco, como contenção de rebeliões em casas prisionais e unidades da Fase ou no controle de incidentes como assaltos e apreensões de drogas, seja nas atividades cotidianas de garantia da segurança pública.
Após receber do conjunto dos parlamentares o título de Policial Padrão 2012, o soldado José Carlos Hervé da Silva fez questão de dividir a honraria com os colegas de farda, que lotavam às galerias da Câmara, agradecendo o permanente apoio da família, destacando a importância da mãe em sua vida e reverenciando a memória do pai, inspetor de polícia falecido quando o homenageado tinha 14 anos de idade. O soldado Hervé dedicou ainda a distinção recebida à esposa, ao casal de filhos e à sogra, pessoas que, segundo ele, garantem o equilíbrio e a serenidade tão necessários ao exercício da atividade policial.
Encerrando o ato solene, o presidente da Câmara, vereador Manoel Badke reiterou os cumprimentos do legislativo e enalteceu, novamente, a conduta exemplar que tem sido característica da trajetória profissional do soldado José Carlos Hervé da Silva.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Felipe Martins