Santa Maria, domingo, 5 de maio de 2024

Bairro Itararé é tema de exposição na Câmara

• 06/12/2012

A Sala Eduardo Trevisan, no térreo do Legislativo, recebe a exposição “Bairro Itararé: origem, evolução e lembrança”, com organização e pesquisa de Therezinha de Jesus Pires Santos, pela Casa de Memória Edmundo Cardoso.

Em comemoração ao seu 10º aniversário, a Casa de Memória Edmundo Cardoso resolveu prestar homenagem a seu idealizador e patrono, promovendo a mostra. A exposição traz a cultura, o esporte, o lazer, a religiosidade, a evolução educacional do bairro Itararé, desde sua origem por ferroviários. Os banners que compõem a mostra reúnem material do acervo da Casa de Memória, depoimentos dos descentes dos pioneiros e de atuais moradores do bairro Itararé. Outra fonte de informação foram as pesquisas de José Antonio Brenner e Romeu Beltrão. “Esta exposição retrata bem como era o bairro. Foram meses de pesquisa no local, andando de casa em casa, resgatando a vida e o passado dos moradores”, salienta Therezinha.

O bairro Itararé foi, no auge de sua construção, um pólo econômico de Santa Maria, pois nele havia várias fábricas que hoje não existem mais. Therezinha destaca, ainda, a inconformidade dos moradores com o fechamento da Viação Férrea, em 1990. O desejo dos moradores do local é o de que o bairro Itararé torne-se uma rota turística, especialmente por abrigarem o Morro do Cechella, o Monumento aos Ferroviários e a Barragem da Montanha Russa.

A exposição “Bairro Itararé: origem, evolução e lembrança” pode ser visitada até o dia 14 de dezembro, na Sala Eduardo Trevisan, no térreo da Câmara de Vereadores. O horário de visitação é das 8h ao meio-dia e das 13h30min até às 17h30min.

Texto e foto: Aline Schefelbanis