Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Fundador da TV Ovo recebe o Troféu Sérgio Assis Brasil

• 13/12/2012

O Troféu Sérgio Assis Brasil, destinado anualmente pelo legislativo a profissionais de atuação destacada na área da produção audiovisual, foi entregue em sessão solene do legislativo, nesta quinta-feira, 13 de dezembro, ao jornalista Marcos Severino de Borba, um dos fundadores da Oficina Comunitária de Vídeo TV Ovo e servidor estatutário da TV Câmara. A saudação ao homenageado ficou a cargo da vereadora Helen Cabral, que discorreu sobre a trajetória de Marcos Borba na produção audiovisual santa-mariense e sobre o marcante apelo comunitário da TV Ovo.
A parlamentar falou sobre a infância do homenageado, na Vila Caramelo, e sobre a vida estudantil na Escola Irmão Quintino, onde cursou o ensino fundamental, e no Colégio Cilon Rosa, onde concluiu o ensino médio. Ainda nesse período da vida, em 1996, Marcos se tornaria um dos fundadores da TV Ovo e da Estação Cinema. Anos depois, foi também um dos pioneiros do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema. Concursado como editor de VT na TV Câmara, em 2003, manteve-se atuante como monitor dos jovens acolhidos nos projetos de inclusão social e de formação profissional da TV Ovo. Em 2005, passa a atuar também como editor de VT da TV Unifra, instituição na qual se gradua em Jornalismo, em agosto de 2012. De atuação marcante como cineclubista, Marcos Borba, acumula diversas premiações em certames de produção audiovisual, atuando como cinegrafista, roteirista, editor, produtor e diretor.
Após receber o Troféu Sérgio Assis Brasil, entregue pelo conjunto dos vereadores, Marcos Borba agradeceu o reconhecimento do legislativo, o apoio dos familiares, dos companheiros de TV Ovo e dos colegas funcionários da Câmara. O homenageado afirmou ter ficado surpreso com a escolha de seu nome para receber o Troféu Sérgio Assis Brasil, por considerar-se ainda jovem, apesar do caminho já trilhado na produção audiovisual, e reafirmou a disposição em contribuir ainda muito mais pela produção cultural em Santa Maria. “A importância deste troféu instituído pelo legislativo é o despertar de uma mentalidade voltada ao verdadeiro incentivo para a produção audiovisual, com políticas e investimentos públicos que viabilizem novas realizações”, disse Marcos Borba.
O homenageado mencionou ainda produções recentes ou em fase de finalização, bem como projetos a serem iniciados, que cumprem o papel de contar histórias das pessoas que compõem uma comunidade e registrar a memória de um povo, segundo ele, a função primordial do cinema. Marcos Borba falou ainda sobre a importância da TV Câmara no processo de registro da memória política de Santa Maria e cobrou dos vereadores mais investimentos no setor e maior valorização dos funcionários, além de repudiar qualquer iniciativa no sentido de terceirizar a estrutura do canal legislativo. Borba exibiu ainda os curta-metragens “Lembranças” e “Mosaico de Identidades – Lomba do Pinheiro”, ambos dirigidos por ele e co-produzidos pela TV Ovo.
Encerrando o ato, o presidente da Câmara, vereador Manoel Badke, reiterou as palavras da vereadora Helen Cabral e falou da emoção que a produção audiovisual é capaz de despertar junto ao público, cumprindo o importante papel social de agregar e registrar as memórias e os anseios das comunidades. O presidente do legislativo fez ainda a leitura de uma mensagem de congratulação enviada pela Irmã Lurdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança – Co-Esperança da Diocese de Santa Maria, ao jornalista Marcos Severino de Borba.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Michelle Falcão