Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Audiência pública discute obras de revitalização da Vila Belga

• 18/12/2012

No dia 17 de dezembro, a Comissão de Políticas Públicas, Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Regionais esteve reunida com a comunidade em audiência pública, na Câmara dos Vereadores, para debater a qualidade das obras de revitalização da Vila Belga. A presidente da Comissão, vereadora Helen Cabral, iniciou a discussão falando da importância da participação dos moradores do conjunto residencial na fiscalização e cobrança das obras. A Presidente da Associação de Moradores da Vila Belga, Idalina Mirasso, corroborou a fala da vereadora e, ainda, relembrou o aspecto degradante de algumas casas antes do início da revitalização.
Os principais problemas levantados por Idalina e também por outros moradores da Vila Belga presentes na audiência são referentes à pavimentação das ruas e aos problemas de infiltração que as obras de revitalização causaram em algumas residências. O trânsito de veículos pesados também foi citado com um dos empecilhos para a conservação do asfalto.
O secretário adjunto da Secretaria do Turismo, Rafael Ruviaro, participou da audiência e enfatizou a disposição do órgão em resolver os problemas relatados e contribuir para a autoestima do município. Fábio Vasconcelos, vice-presidente do Escritório da Cidade, expôs a dificuldade de manter a originalidade da Vila Belga, construída no início do século XX. Para manter a ideia inicial, a Prefeitura tenta junto a AES Sul a instalação de postes de iluminação com fiação subterrânea, como reforçou José Antônio de Azevedo Gomes, superintendente de serviços da Prefeitura Municipal.
O vereador Admar Pozzobom, integrante da Comissão de Políticas Públicas, Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Regionais, também esteve presente à audiência, assim como os vereadores Maria de Lourdes Castro e Werner Rempel. Os problemas nas obras de revitalização da Vila Belga apontados na audiência pública serão encaminhados à Prefeitura Municipal.

Texto e fotos: Michelle Falcão