Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Prefeito, vice e vereadores eleitos recebem diplomação da Justiça Eleitoral

• 19/12/2012

Com as galerias e o plenário do legislativo completamente lotados, ocorreu, no início da noite desta quarta-feira, 19 de dezembro, o ato de diplomação do prefeito, do vice-prefeito, e dos 21 vereadores eleitos em Santa Maria. O ato, presidido pela Juíza da 147º Zona Eleitoral, Karla Aveline de Oliveira, teve a mesa composta também pelo Juiz da 41º Zona Eleitoral, Leandro Augusto Sassi, pelo promotor da 147º Zona Eleitoral, Fernando Cechim Barros, e pelos senhores João Milton Kemmerich e Renato Paz da Silva, membros da Junta Eleitoral de Santa Maria.
Após a execução do Hino Nacional, interpretado pelo Grupo Cuica – Cultura, Inclusão, Cidadania e Artes –, manifestou-se a Juíza Karla Aveline de Oliveira. A magistrada mencionou a satisfação por dar efeito legal, conforme o disposto no Artigo 215 do Código Eleitoral, à vontade expressa nas urnas por cerca de 160 mil eleitores santa-marienses. Karla Aveline de Oliveira registrou a gratidão dos juízes a todos os funcionários da Justiça Eleitoral, mesários e demais voluntários envolvidos no pleito. Ao mencionar a atuação do Juiz Leandro Augusto Sassi e do Promotor Fernando Cechim Barros, citando o número de autuações registradas durante o processo eleitoral, a Juíza enfatizou que, apesar desses episódios, o pleito transcorreu dentro da normalidade em Santa Maria. Karla Aveline de Oliveira citou ainda os avanços do processo democrático, como a Lei da Ficha limpa, que barrou cinco candidaturas nos municípios de Santa Maria e Silveira Martins. “A Lei da Ficha Limpa materializa um processo de transformação ética”, disse a Juíza Eleitoral. Desejando sucesso na continuidade do trabalho ao prefeito Cezar Schirmer e ao vice-prefeito, bem como aos 21 vereadores eleitos, Karla Aveline de Oliveira, fez menção especial à representação feminina na Câmara de Vereadores.
Logo em seguida, foram diplomados o prefeito Cezar Augusto Schirmer e seu vice, José Haidar Farret, da coligação Santa Maria no Ritmo do Progresso, reeleitos com 82.477 votos. Na sequência, foram recebendo os diplomas os vereadores eleitos, nominados por ordem de votação obtida. São eles:

1 - Marcelo Zappe Bisogno (PDT) – 8.713 votos;
2 - Sérgio Roberto Cechin (PP) – 5.830 votos;
3 - João Carlos Maciel (PMDB) – 5.521 votos;
4 - Maria de Lourdes Ramos Castro (PMDB) – 3.060 votos;
5 - Jorge Carlos Trindade Soares (PT) – 2.947 votos;
6 - Marion Mortaria (PSD) – 2.936 votos;
7 - Paulo Airton Denardin (PP) – 2.697 votos;
8 - Werner Rempel (PPL) – 2.674 votos;
9 - Luciano Zanini Guerra (PT) – 2.551 votos;
10 - Luiz Carlos Ávila da Silva (PT) – 2.535 votos;
11 - Claudio Francisco Pereira da Rosa (PMDB) – 2.391 votos;
12 - Marta Helena Kemel Zanella (PMDB) – 2.378 votos;
13 - Manoel Renato Teles Badke (DEM) – 2.144 votos;
14 - Daniel Rangel Diniz (PT) – 1.967 votos;
15 - João Ricardo Batista Vargas (PSDB) – 1.773 votos;
16 - Admar Eugenio Pozzobom (PSDB) – 1.751 votos;
17 - João Alair Azevedo Kaus (PMDB) – 1.711 votos;
18 - Sandra Maria Rebelato (PP) – 1.660 votos;
19 - Ovídio da Silva Mayer (PTB) – 1.659 votos;
20 - Deili Granvile Silva (PTB) – 1.595 votos;
21 - Tavores Fernandes de Oliveira (DEM) – 1.542 votos.

Os candidatos classificados da primeira à terceira suplência para vereador tiveram os diplomas disponibilizados pelos servidores da Justiça Eleitoral, ao final da solenidade, que se encerrou com a execução do Hino Rio-Grandense pelo Grupo Cuíca.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Michelle Falcão