Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Câmara realiza Sessão de Instalação e Posse do Prefeito eleito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores da XXV Legislatura

• 01/01/2013

Na tarde desta terça-feira (01), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou a Sessão de Instalação e Posse do Prefeito eleito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores da XXV Legislatura. Na solenidade, compuseram a mesa de honra: Vereador Marcelo Bisogno, vereador mais votado nas eleições de 2012; Cezar Augusto Schirmer, Prefeito Municipal reeleito de Santa Maria; José H. Farret, Vice-Prefeito reeleito e o Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert. Os vereadores eleitos Sérgio Cechin e João Carlos Maciel, segundo e terceiro vereadores mais votados respectivamente, secretariaram os trabalhos, constituindo a Mesa Diretora Provisória na Sessão de Instalação, presidida pelo vereador Marcelo Bisogno. Os deputados estaduais Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira prestigiaram a solenidade.
Logo após a execução do Hino Nacional por Junior Benaduce, aconteceu a entrega dos diplomas e declarações de bens dos Vereadores eleitos pelo período de 01 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016. Posteriormente, os vereadores dirigiram-se até a tribuna para prestarem compromisso legal e assinarem o termo de posse competente.
Confira os vereadores da legislatura 2013-2016 nominados por ordem de votação obtida. São eles:

1 - Marcelo Zappe Bisogno (PDT) – 8.713 votos;
2 - Sérgio Roberto Cechin (PP) – 5.830 votos;
3 - João Carlos Maciel (PMDB) – 5.521 votos;
4 - Maria de Lourdes Ramos Castro (PMDB) – 3.060 votos;
5 - Jorge Carlos Trindade Soares (PT) – 2.947 votos;
6 - Marion Mortaria (PSD) – 2.936 votos;
7 - Paulo Airton Denardin (PP) – 2.697 votos;
8 - Werner Rempel (PPL) – 2.674 votos;
9 - Luciano Zanini Guerra (PT) – 2.551 votos;
10 - Luiz Carlos Ávila da Silva (PT) – 2.535 votos;
11 - Claudio Francisco Pereira da Rosa (PMDB) – 2.391 votos;
12 - Marta Helena Kemel Zanella (PMDB) – 2.378 votos;
13 - Manoel Renato Teles Badke (DEM) – 2.144 votos;
14 - Daniel Rangel Diniz (PT) – 1.967 votos;
15 - João Ricardo Batista Vargas (PSDB) – 1.773 votos;
16 - Admar Eugenio Pozzobom (PSDB) – 1.751 votos;
17 - João Alair Azevedo Kaus (PMDB) – 1.711 votos;
18 - Sandra Maria Rebelato (PP) – 1.660 votos;
19 - Ovídio da Silva Mayer (PTB) – 1.659 votos;
20 - Deili Granvile Silva (PTB) – 1.595 votos;
21 - Tavores Fernandes de Oliveira (DEM) – 1.542 votos.

Após a posse dos vereadores, aconteceu a posse do Prefeito Cezar Augusto Schirmer e do Vice-Prefeito, José H. Farret, os quais fizeram entrega de seus diplomas, das declarações de bens, bem como prestaram compromisso legal e assinaram termo de posse. No seu primeiro discurso como prefeito reeleito empossado, Schirmer agradeceu apoio incondicional da família em compreender a dedicação à vida política. Compartilhou a satisfação pelo sentimento do dever cumprido, citando, por exemplo, Hospital Regional, Samu, Upa, Guarda Municipal, ampliação de Escolas, melhorias na gestão pública, ensino em turno integral, regularização fundiária e distrito industrial municipalizado.
Cezar Schirmer enfatizou que as realizações foram obras coletivas com apoio dos governos federal e estadual; de Ministros; de deputados federais e estaduais; de vereadores de todos os partidos; de entidades comunitárias e sindicais; dos servidores municipais; da imprensa e da população. “Essas conquistas foram construção coletiva”, destacou, acrescentando que as maiores ações do homem público são as vidas que melhoram, não somente as obras. “Fizemos mais e melhor. Fizemos direito e fizemos bem feito. Nossa cidade está melhor”, ponderou.
O prefeito reeleito destacou que Santa Maria está se preparando para um novo mundo em que cada cidadão precisa ser artífice desta nova realidade. “Prometemos pensar grande, trabalhar muito, sonhar alto e seguir coração junto com vocês porque todos somos um só coração”, finalizou.
Em nome do Legislativo, o vereador Marcelo Bisogno declarou orgulho e honra de ser o vereador mais votado do Parlamento da quinta maior cidade do Rio Grande do Sul. Destacou que a Câmara de Santa Maria é Escola de políticos, pois o Legislativo foi a primeira experiência pública de pessoas ocupantes de funções estaduais e nacionais.
A Sessão de Instalação da Legislatura encerrou com execução do Hino Riograndense.

Marcelo Bisogno preside Legislativo em 2013

Na Sessão de eleição e posse da Mesa Diretora, o vereador Marcelo Bisogno foi eleito, por unanimidade, presidente da Câmara de Vereadores para o ano de 2013. Apenas a chapa denominada “Consenso” apresentou inscrição, ficando a Mesa Diretora assim composta: Marcelo Bisogno (presidente); João Kaus (1º vice-presidente); João Ricardo Vargas (2º vice-presidente); Admar Pozzobom (1º secretário); Deili Granvile Silva (2ª secretária); Sandra Rebelato (1ª suplente) e Luiz Carlos Fort (2º suplente).