Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Presidente da Câmara atende solicitação de moradores do Centro

• 18/01/2013

No início da semana, moradores do Centro de Santa Maria, nas imediações das ruas Duque de Caxias e Olavo Bilac, procuraram o presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno, com a intenção de formalizar um abaixo-assinado para evitar a instalação de uma unidade do Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade (CASEMI) na região.

Os moradores relataram que a casa, destinada a abrigar menores infratores que cumprem medidas socioeducativas e precisam dormir na instituição, não teria a Rua Duque de Caxias como o lugar mais apropriado para o seu funcionamento.

A possibilidade do novo endereço preocupou moradores, comerciantes e também as comunidades escolares do Instituto de Educação Olavo Bilac, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha e da Escola Estadual de 2º Grau Cilon Rosa, localizados nas proximidades.

Na tarde desta quarta-feira (16), Marcelo Bisogno entrou em contato com o secretário de Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, pedindo sua intervenção no caso. O secretário solicitou um prazo de 15 a 30 dias para definir se o CASEMI volta para seu antigo endereço (Rua Carlos Uhr, no bairro Medianeira) ou se irá para um novo local.

“Os moradores da Duque de Caxias me procuraram para formalizarmos um abaixo-assinado, pois estão preocupados com a segurança. O receio da vizinhança não é específico com os internos, mas com a possibilidade da região se tornar perigosa pela movimentação no local”, resume Bisogno.

O CASEMI conta atualmente com 20 internos cumprindo medidas em regime de semiliberdade. A rotina dos menores inclui estudo e trabalho diurno de segunda a quinta-feira, período em que dormem na instituição. Aos finais de semana eles voltam para casa, devendo retornar ao CASEMI novamente na segunda-feira.

Texto: Ana Bittencourt