Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

Presidente da Câmara se reúne com engenheiros do DNIT e conquista melhorias na BR 287

• 23/01/2013

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Zappe Bisogno, esteve reunido com engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Santa Maria.

Com o início das obras de duplicação da ERS 509 (Faixa Velha de Camobi), a consequência natural é que o fluxo na BR 287 (Faixa Nova) se intensifique nos próximos meses. Preocupados com esta possibilidade, moradores de bairros e loteamentos próximos a Faixa Nova entraram em contato com o presidente do Legislativo em busca de soluções. Dirigentes do Clube Recreativo Dores, que tem sua sede campestre às margens da BR 287 também solicitaram a intervenção de Marcelo Bisogno.

Durante a reunião com os engenheiros Carlos Tonetto e Olivar Behegaray Azevedo, Bisogno argumentou sobre a necessidade do órgão em projetar medidas paliativas para dar segurança a pedestres e motoristas, principalmente nos acessos ao Cerrito, Jardim Berleze, aos condomínios Moradas e Terra Nova e também à Sede Campestre do Clube Dores, todos localizados junto à Faixa Nova.

Com a intervenção do presidente, o DNIT deu resposta positiva ao presidente, sinalizando que nos próximos 60 dias vai implantar um refúgio em frente ao acesso do Clube Dores, o que deverá organizar o fluxo no local. Antes, os engenheiros irão disponibilizar um croqui do projeto para apresentação aos moradores e direção do Dores.

Cabe ressaltar que a BR 287 está incluída no Programa de Conservação, Restauração e Manutenção de Rodovias (CREMA), que prevê sua duplicação. O projeto faz parte do CREMA 5, que já publicou aviso de licitação para elaboração de estudo de viabilidade e projeto básico para a duplicação do trecho de nove quilômetros, entre os quilômetros 232 e 241, em Santa Maria.

Ao final do encontro, Marcelo Bisogno também demonstrou preocupação com o trânsito na BR 392, principalmente nos acessos a Vila Tomazetti, Loteamento Céu Azul e entrada secundária do Clube Dores. Os técnicos agendaram com o presidente uma vistoria na BR 392 e nos acessos ao bairro São José, Sociedade de Medicina, Vila Maringá, Residencial Zilda Arns, Pains, Novo Horizonte, Parque Santa Lúcia e Amaral, todos na Faixa Nova. A equipe deve visitar estas localidades nos próximos dias.

Texto e foto: Ana Bittencourt