Santa Maria, quarta-feira, 24 de abril de 2024

Câmara sedia palestra sobre a Monkeypox

• 10/08/2022
  • Geral
  • Criado por: Mateus Azevedo em 10/08/2022

A Câmara de Vereadores de Santa Maria sediou palestra sobre a Monkeypox, conhecida popularmente, aqui no Brasil, como varíola dos macacos. O palestrante foi o médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Alexandre Schwarzbold. O evento foi promovido pelo Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV do município. A secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, também participou da atividade.

Alexandre disse que o mundo vive uma pandemia da doença, mas que a Monkeypox não terá uma alta transmissibilidade igual à Covid-19. O palestrante fez um histórico da doença e informou que o primeiro surto da doença aconteceu nos anos 1970, no continente africano, e levou a alguns óbitos.

Os principais hospedeiros são roedores, como o esquilo, por exemplo. A doença é uma zoonose, mas, em muitos casos, resulta da convivência forçada entre esses animais com animais domésticos e seres humanos, destacou o palestrante. “Mais uma vez, a pandemia é causada por uma ação humana equivocada”.

Salientou que se passaram cinco décadas e que, até o momento, não foi produzida uma vacina para a doença. O que, segundo o infectologista, seria muito fácil de ser executado. Disse que os sintomas, facilmente, podem ser confundidos com os sintomas de outras doenças como catapora e sífilis. Defendeu que as pessoas que estejam com suspeita de estarem infectados, utilizem máscaras.

A transmissão da doença, segundo o médico, se dá pelo contato entre pessoas, mordidas de animais contaminados, via aérea (com menor intensidade), ente outras.

Alguns sintomas

- Febre

- Dores musculares

- Cansaço

- Lesões na pele

- Lesões na genitália

A audiência foi transmitida ao vivo pelo Canal 18.2 da TV aberta e pode ser revista no canal do YouTube da TV Câmara Santa Maria clicando aqui.

Texto: Mateus Azevedo

Fotos: Isadora Pilar