terça-feira, 16 de abril de 2024

• 08/11/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 08/11/2022

Na manhã desta terça-feira (08), no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente recebeu o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), Luiz Carlos Santos, que reclamou da falta de políticas públicas mais definidas para as pessoas com HIV/Aids em Santa Maria e também chamou a atenção para o Dezembro Vermelho, data que tem como objetivo a conscientização para o HIV/Aids e ocorre no último mês do ano.

O usuário afirmou que o município tem, atualmente, 800 pessoas com HIV/Aids que não estão fazendo tratamento para a doença. “Isso é uma coisa muito séria. E fica por isso mesmo”, protestou. Já o presidente da comissão, vereador Manoel Badke/Professor Maneco, disse que a precocidade no diagnóstico em qualquer doença representa sucesso no tratamento e considerou muito positiva a participação do usuário em uma reunião ordinária do colegiado.

Deliberação sobre o tema

Para a próxima reunião, que será realizada no dia 22, como deliberação, a comissão decidiu convidar representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), da Casa 13, entre outros para debater as reclamações feitas por Luiz Carlos e também projetar ações que marquem a passagem do Dezembro Vermelho em Santa Maria.

Parecer Aprovado

O vereador Tony Oliveira, relator do Projeto de Lei 9342/2022, que dispõe sobre a presença de "doulas" nas maternidades, hospitais, casas de parto e demais estabelecimentos de saúde no território de Santa Maria, e que havia pedido 60 dias para analisar mais a matéria, apresentou parecer favorável à tramitação da proposição, o qual foi aprovado pelos membros da comissão.

Também participaram da reunião Marina Callegaro (vice-presidente), Anita Costa Beber, Givago Ribeiro e Werner Rempel. O parlamentar Rudys Rodrigues está em viagem autorizada pela Câmara.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luã Santos