sexta-feira, 29 de março de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Parlamento realiza solenidade de entrega de obra selecionada pela Lei do Livro

• 21/11/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 21/11/2022

A Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou cerimônia de lançamento de obra selecionada do Projeto Lei do Livro, edição 2022, no Plenário Coronel Valença, nesta segunda-feira (21). A obra lançada é “Fernando Neumaier: uma biografia de fatos e imagens", dos autores Ingrid Neumaier e João Rodolpho Amaral Flôres.

A Lei do Livro é um projeto institucional determinado pela Resolução Legislativa nº. 012/2020 e promovida pelo Poder Legislativo Santa-mariense. O projeto tem o objetivo de publicar, anualmente, no mínimo, um livro que enfoque temas regionais ligados à cultura do município. Os gêneros são: poesia, crônica, conto, romance e história. Sempre tendo como intuito disseminar a história e a cultura de Santa Maria. Os exemplares são distribuídos, gratuitamente, em escolas e bibliotecas da cidade.

O presidente da Câmara, vereador Valdir Oliveira, relatou que esse é um momento extremamente importante para o Poder Legislativo. Que em viagem a Caxias do Sul, lhe foi relatado que a maior referência da Câmara de Vereadores de Santa Maria era com relação à Lei do Livro. E destacou o projeto, que propicia o lançamento de obras literárias acessíveis à população santa-mariense. Por fim, parabenizou os autores, familiares destes e os familiares de Fernando Neumaier.

Uma das autoras do livro, Ingrid Neumaier, destacou um pouco da história do engenheiro Fernando Neumaier, nascido na Alemanha e, posteriormente, naturalizado brasileiro. “Trabalhou no Rio Grande do Sul nas empresas férreas Belga e Norte Americana”. Segundo Ingrid, o engenheiro contribuiu cientificamente com projetos que qualificaram o serviço ferroviário no Rio Grande do Sul (RS).

Já o outro autor da obra, João Rodolpho Amaral Flôres, informou que foram sete anos de construção da obra. Destacou a importância do sistema ferroviário para Santa Maria, para o RS, para o Brasil e para o mundo. “A ferrovia traz a civilização”. Argumentou que Santa Maria, se não tivesse inserida na malha ferroviária, seria uma cidade bem menor e menos desenvolvida do que é atualmente. E que foi a ferrovia que possibilitou que Santa Maria se tornasse a “Cidade Cultura”. Destacou a relevância dos engenheiros na consolidação da malha ferroviária no município. “Esses engenheiros foram de grande importância”. Sobre Fernando Neumaier salientou: “Foi uma figura ímpar que a gente trabalhou”.

Logo após, os autores distribuíram autógrafos aos presentes. A solenidade foi transmitida, ao vivo, pelo Canal Aberto 18.2 e pode ser revista, na íntegra, clicando aqui.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luã Santos