Santa Maria, quarta-feira, 24 de julho de 2024

Comissões de Saúde e de Políticas Públicas debatem reivindicações da comunidade de Santo Antão

• 20/12/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 20/12/2022

As Comissões de Saúde e Meio Ambiente e de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizaram reunião conjunta no Plenário Coronel Valença na manhã desta terça-feira (20). Na oportunidade, as comissões receberam integrantes da Associação de Moradores e Amigos de Santo Antão, do Poder Executivo Municipal, entre outros. Na pauta foram debatidos dois temas: a ampliação do atendimento da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e o mau cheiro gerado por empresa que transforma resíduos sólidos em energia.

Referente a primeira pauta, os moradores estão receosos com relação à ampliação do atendimento do ESF para os moradores do Monte Betel. A secretária adjunta de município da Saúde, Ana Paula Seerig, relatou que Santo Antão tem em torno de 1.400 pessoas cadastradas no serviço e que monte Betel tem 1000 pessoas aproximadamente para receberem o atendimento do ESF, o que estaria dentro da normativa do Ministério da Saúde que é de até 4 mil usuários por ESF. Ana Paula argumentou que é muito importante abrir as portas do ESF para populações que mais precisam.

Já com relação ao segundo tema, os moradores do distrito reclamaram que, recentemente, estavam sofrendo com o mau cheiro originado pelo trabalho desenvolvido por uma empresa que transforma matéria orgânica em energia. Reclamaram também de uma possível contaminação em lagoas utilizadas pela referida empresa para produção de biofertilizantes. Um dos diretores da empresa, Fernando Malmann, disse que uma carga de material orgânico foi colocada em local inapropriado pelo motorista que fazia o transporte, mas que isso já foi resolvido. “Foi pontual. Foi um erro, que foi resolvido”. Malmann também afirmou que as lagoas fazem o tratamento de matéria orgânica e que não possuem materiais poluentes.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Manoel Badke/Professor Maneco, afirmou que a comissão seguirá atenta a essas duas pautas, fiscalizando as questões que foram relatadas. Participaram da reunião os parlamentares Professor Maneco, Tony Oliveira (presidente da Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais), Adelar dos santos/Bolinha, Alexandre Pinzon Vargas, Getúlio Jorge de Vargas/Delegado Getúlio, Givago Ribeiro, Marina Callegaro, Roberta Leitão, Rudys Rodrigues e Werner Rempel.

Texto: Mateus Azevedo

Fotos: Luã Santos