quinta-feira, 28 de março de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Presença da Guarda Municipal em Escolas é tema de reunião da Comissão de Educação

• 20/12/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 20/12/2022

Em continuidade à reunião ordinária da semana passada, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu, na manhã desta terça-feira (20), uma reunião extraordinária com a presença da Superintendência da Guarda Municipal, da Superintendência do CIOSP e do Secretário Adjunto de Educação. Na pauta, a reivindicação das EMEFs CAIC Luizinho de Grandi e Maria de Lourdes Castro da presença de integrantes da Guarda Municipal, durante o dia, nas instituições de ensino.

Conforme a direção da EMEF Caic Luizinho de Grandi, há a presença da Guarda no período noturno, mas há a necessidade também no período diurno, tendo em vista a vulnerabilidade da escola. A diretora Meri Antonello relatou a preocupação com o cenário, tendo em vista que a instituição não possui muro no seu entorno. Segundo ela, com a proximidade do recesso escolar, a situação fica ainda mais preocupante porque a escola fica praticamente vazia. “É um complexo de 17 mil metros quadrados de área, que fica vulnerável por não ter muro. Há necessidade de ter Guarda Municipal durante o dia”, observou.

Tanto o representante do CIOSP quanto o da Guarda Municipal explicaram a dinâmica de funcionamento do monitoramento das escolas municipais, elencando dados estatísticos de ocorrências. O superintendente da Guarda, Santo Cordeiro, informou que o número de efetivos é insuficiente para designar servidores específicos para permanecer durante o dia nas EMEFs. De acordo com ele, a partir de um estudo, foi elaborada a escala da Guarda nas escolas.

Márcio Carvalho, secretário adjunto de Educação, informou que a pasta vai agir para garantir a contratação de vigilância terceirizada nas escolas em razão do efetivo reduzido da Guarda para atender à demanda. Também, para 2023, há a previsão de concurso público para suprir a falta de servidores da Guarda Municipal. A Comissão de Educação irá solicitar ao CIOSP um plano de contingência durante o período de recesso escolar.

Estavam presentes os Givago Ribeiro, Luci Duartes, Getúlio de Vargas, Paulo Ricardo Pedroso e Juliano Soares. Os vereadores Anita Costa Beber e Danclar Rossato com justificativa de ausência.

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Luã Santos