quinta-feira, 18 de abril de 2024

• 22/12/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 22/12/2022

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, na última reunião ordinária do ano realizada nesta quinta-feira (22), recebeu integrantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para tratar sobre a continuidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2023. A pauta surgiu a partir da presença da direção da EMEF Lidovino Fanton em reunião da comissão, oportunidade em que a equipe diretiva demonstrou preocupação com a decisão da Smed em encerrar atividades do EJA na instituição no próximo ano.

A superintendente do setor de Gestão de Pessoas da Smed, Solaine Massierer, esclareceu que foram feitas visitas sistemáticas na EMEF Lidovino Fanton e também a verificação do diário de classe, constatando a grande defasagem escolar. Informou que, em uma das visitas, havia somente três alunos frequentando o EJA.

A secretária municipal de Educação, Lucia Madruga, destacou que está acontecendo processo de suspensão e reorganização de turmas, mas não o encerramento do EJA. Explicou que nunca houve intenção de encerrar as atividades do EJA, mas sim o fortalecimento desse ensino. Neste cenário, em 2019, o município desenvolve, em parceria com Instituto Federal Farroupilha, o EJA profissionalizante. “Hoje, há a possibilidade de terminar os estudos e, ao mesmo tempo, ter a formação profissionalizante”, ressaltou Lucia Madruga, acrescentando que a secretaria tem incentivado as escolas a aderirem ao EJA profissionalizante.

Integram a Comissão de Educação os vereadores Danclar Jesus Rossato, Givago Ribeiro, Luci Duartes, Anita Costa Beber, Getúlio de Vargas, Paulo Ricardo Pedroso e Juliano Soares. Os vereadores Danclar Rossato e Anita Costa Beber com justificativa de ausência.

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Luã Santos