Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

• 07/03/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 07/03/2023

Na manhã desta terça-feira (07), no Plenário Coronel Valença, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais e a Frente Parlamentar do Agronegócio debateram os impactos da estiagem em Santa Maria. Para contribuir com o debate, o colegiado recebeu o secretário de município de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o coordenador da Defesa Civil do município, Adão Lemos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria e Região, Delcimar Borin, a funcionária da Emater, Isadora Rocha, e o assessor superior do Prefeito, Leonardo Kortz.

A presidente da comissão, vereadora Roberta Leitão, destaca a situação difícil de estiagem que o município vem enfrentando. Já o vereador Dalclar Jesus Rossato declara que a intenção da reunião é construir alternativas para a estiagem como, por exemplo, a reedição do auxílio para os produtores rurais e a ampliação do atendimento a famílias atingidas. “Essas famílias fazem a economia girar e produzem alimentos”. Em 2022, o Poder Executivo, com a aprovação da Câmara, destinou R$ 400 para cada uma de 207 famílias da zona rural do município.

O coordenador da Defesa Civil relata que foi solicitada a aquisição de uma caminhão pipa para atender o abastecimento de água potável no interior e destacou a necessidade da aquisição de cisternas. O secretário Rodrigo Menna Barreto salienta uma série de ações feitas pelo Poder Executivo, como a aquisição de 190 unidades de bebedouros, distribuição de cestas básicas às famílias atingidas, construção de 50 micro-açudes e a elaboração de dois decretos de emergência. Tudo isso no ano de 2022. Já em 2023, foi feita a aquisição de 40 bebedouros, construção de 36 micro-açudes e distribuição de água para irrigação. “Temos açudes feitos em praticamente todos os distritos de Santa Maria”.

O secretário adianta que a Prefeitura, nos próximos dias, irá encaminhar à Câmara um novo projeto de auxílio para produtores rurais atingidos com a estiagem. Conforme o secretário, cada micro-açude tem um custo de aproximadamente R$ 20 mil ao município. Por isso, o chefe da pasta afirma que será feito um trabalho de diversificação de culturas juntos aos produtores.

A funcionária da Emater, Isadora Rocha, destaca o tamanho das perdas financeiras até o momento. “A gente já tem mais de R$ 60 milhões em perdas agropecuárias”. Ela defende políticas públicas mais concretas e duradouras para o setor.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria e Região, Delcimar Borin, acredita que a estiagem deste ano está sendo pior do que a do ano passado por conta do acúmulo de passivos. “O estresse hídrico já vem acumulado”. O sindicalista também afrima que algumas culturas como o milho, a melancia e a mandioca estão muito prejudicadas. “Tem gente que diz que não vai ter mandioca para comer”. Borin também defende a construção de um auxílio emergencial permanente para o setor sempre que for necessário. “Para não ter que toda a hora a Câmara ter que estar debatendo a criação de um auxílio”. Ele também reivindica um maior amparo dos Governos Estadual e Federal para com o setor.

Deliberações

A presidente do colegiado, Roberta Leitão, afirma que a comissão irá atuar em três frentes para auxiliar: colaboração na construção de uma minuta do auxílio emergencial permanente, que já está sendo elaborada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais; buscar recursos para o setor, através de emendas parlamentares, e discutir com a Mesa Diretora do Poder Legislativo a destinação de parte do excedente do orçamento da Câmara para o combate a essa mazela.

Participaram da reunião os vereadores Roberta Leitão (presidente), Alexandre Pinzon Vargas, Danclar Jesus Rossato e Getúlio Jorge de Vargas.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luã Santos