- 09/03/2023
- 199 visualizações
- Geral
- Criado por: Thaís Hoerlle em 09/03/2023
Na tarde desta quinta-feira (09), no Plenário coronel Valença, a Comissão de saúde e Meio Ambiente tratou de duas denúncias anônimas que foram debatidas, pela comissão, na reunião anterior, realizada em 02/03 Essas denúncias foram encaminhadas através da Ouvidoria Parlamentar e tratam de dois temas: uma possível queima irregular de material hospitalar tóxico efetuada no Hospital Caridade e uma possível sobre carga de trabalho dos técnicos de radiologia do município. Para tentar elucidar, os parlamentares deliberaram convidarem um representante do hospital e da Secretaria de Município de Saúde para se pronunciarem sobre os respectivos assuntos.
O primeiro a se pronuncia foi o engenheiro clínico do Hospital Caridade, Gustavo Brito Beltrame. Após a leitura da denúncia, Beltrame afirmou que existe uma caldeira de queima à lenha para geração de vapor, necessária a vários serviços. E que nenhum resíduo é queimado no hospital. Diariamente, tem uma equipe que retira os resíduos para encaminhamento externo. Não fica nada de resíduo”.
Na segunda pauta do dia, a secretária adjunto de município de Saúde, Ana Paula Seering, disse que a secretaria havia sido oficializada sobre o problema de no final de 2022. Alegou que têm alguns servidores que desempenham essa função estão em licença ou em férias. Por esse fato, foi feito um remanejamento e o convite para que alguns servidores fizessem hora extra. Ninguém, obriga ninguém a fazer hora extra”.
Como alternativas, a secretária adjunta afirma que já manifestado ao Poder Executivo a realização de concurso público para o cargo de técnicos de radiologia ou realizar contrato emergencial de cinco profissionais da área.
A vereadora Helen Cabral sugeriu á comissão que os trabalhadores técnicos de radiologia do município sejam convidados para explanarem suas posições ao assunto. A sugestão foi acatada pela comissão que irá, futuramente, ouvir os servidores.
Participaram da reunião os vereadores Admar Pozzobom (presidente), Getúlio Jorge de Vargas (vice-presidente), Helen Cabral, Marina Callegaro, Tony Oliveira e Valdir Oliveira.
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Luã Santos