sexta-feira, 19 de abril de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Comissão de Políticas Públicas distribui dois projetos e ouve reivindicações da comunidade

• 16/03/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 16/03/2023

Na manhã desta quinta-feira (16), a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou reunião ordinária no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Na oportunidade, foram distribuídos dois projetos para a relatoria de vereadores e debatida a infraestrutura de duas regiões da cidade.

Projetos de lei distribuídos

O Projeto de Lei 9522/2022  de autoria do edil Danclar Jesus Rossato, que denomina de Praça Ágape, a praça localizada entre a Rua dos Beija-flores, a Rua dos Pavões e a Avenida Mallmann Filho, no Bairro Nova Santa Marta, foi distribuído para a relatoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas. Já o Projeto de Lei 9542/2023 , de autoria do vereador Valdir Oliveira, que considera de Utilidade Pública Municipal a Ong Mãos Unidas pelo Cipriano, foi distribuído para a relatoria da vereadora Anita Costa Beber. Os relatores dessas matérias têm até 14 dias para exararem os pareceres destas proposições.

Vila Prado

O munícipe Beloni Knoll reclamou das más condições da Rua das Pereira, na Vila Prado. Segundo Beloni, a comunidade fez um abaixo-assinado para reivindicar melhorias. O documento foi entregue à comissão. “Têm trecho que não tem como se locomover”, reclama o munícipe, que ainda informa que a rua está cheia de buracos e, quando chove, a via alaga. Knoll reivindica asfaltamento ou colocação de paralelepípedos na rua. O vereador Danclar Jesus Rossato relata que as comunidades reclamam melhorias na infraestrutura do município e nada acontece. “A gente não tem mais o que dizer. Tá difícil de achar alguém resolutivo”.  O vereador Alexandre Pinzon Vargas argumenta que “quem tá sofrendo é a comunidade”.  Já o vereador Adelar Vargas diz que a Rua das Pereiras é uma via importante  e pode desafogar o transito naquela região. A comissão deliberou encaminhar à Secretaria de Município de Infraestrutura um pedindo de informação sobre quais as providências que serão tomadas pelo Poder Executivo para melhorar a via, o prazo e a última manutenção feita na rua.

Vila Canário e bairro Campestre

Já o munícipe Atílio Conteratto solicita uma atenção às ruas da Vila Canário para que, quando vier o período de chuvas e o inverno, as vias não sejam tão deterioradas pelas intempéries do tempo. Reclamou também que as obras de redes de esgoto, de responsabilidade da Corsan, ainda não foram iniciadas no bairro Campestre. A vereadora Roberta Leitão explica que no antigo contrato entre Corsan e Prefeitura de Santa Maria, o prazo que a empresa tinha para realizar esse serviço era até esse ano (2023). Com a alteração no referido contrato, esse prazo foi estendido até 2033. Atílio reclama também da numeração errada das residências da localidade e que isso ocasiona problemas no recebimento de correspondências, por exemplo. “É tudo desordenado”, relata. Com relação a esse segundo tema, a comissão também deliberou a realização de pedido de informação à Corsan sobre a previsão de colocação de rede de esgoto no bairro Campestre.

Participaram da reunião os vereadores Roberta Leitão (presidente), Anita Costa Beber (vice-presidente) Adelar Vargas, Alexandre Pinzon Vargas, Danclar Jesus Rossato, Getúlio Jorge de Vargas e Tony Oliveira.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luã Santos