- 24/03/2023
- 228 visualizações
- Geral
- Criado por: Thaís Hoerlle em 24/03/2023
O déficit de vagas nas escolas municipais foi a pauta da reunião ordinária desta quinta-feira (23) da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Lazer com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e da Central de Matrículas. Atualmente, há uma defasagem de aproximadamente 1.200 vagas nas escolas municipais do nível infantil e fundamental.
A coordenadora do Núcleo de Matrículas da Educação Infantil da Smed, Dircelene de Siqueira Veloso, informou que nos níveis de pré-escola (idade obrigatória) há lista de espera de cerca de 300 crianças. Deste total, em torno de 100 crianças dizem respeito a solicitações de transferência. Já para etapa da creche (crianças de berçário e maternal), o déficit é de aproximadamente 1.000 crianças. Dircelene ressaltou que o município está buscando compra de vagas nas escolas privadas porque existe a necessidade das escolas manifestarem interesse em vender tais vagas. Além da compra de vagas, a Smed realiza a análise de viabilidade de criar novas turmas em escolas da rede municipal e examina a possibilidade de cedência de salas nas escolas da rede estadual
Carmem Lucia Nichelle Hautrive, coordenadora da Central de Matrículas pela rede municipal, explicou que há o empenho do setor para que as crianças estudem na escola mais próxima da sua casa dentro do critério de zoneamento territorial. “Mas nós somente gerenciamos vagas que vêm das escolas e, às vezes, ficamos amarrados porque dependemos das instituições liberarem vagas”, destacou, acrescentando que a atribuição da central é o gerenciamento de vagas nas escolas públicas.
Integram a Comissão de Educação os vereadores Luci Duartes (presidente), Helen Cabral, Manoel Badke, Juliano Soares, Danclar Rossato, Werner Rempel e Valdir Oliveira. As reuniões ordinárias acontecem nas quintas-feiras, às 13h30.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Isadora Pillar