Santa Maria, quarta-feira, 24 de julho de 2024

• 29/03/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 29/03/2023

Na manhã desta quarta-feira (29), o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Givago Ribeiro, recebeu representantes do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Maria. A reunião teve o objetivo de ouvir as demandas locais da corporação e firmar uma parceria para a realização de treinamento aos servidores da Casa Legislativa. Estiveram presentes no encontro o subcomandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar - 1ª seção de segurança contra incêndio – major Elisandro Machado, o chefe do setor de operações da mesma unidade, capitão Anderson Nunes, a comandante da 1ª Companhia, capitã Bárbara Aita, o 2º sargento Alessandro Matté e o secretário de Gestão e Administração do parlamento, Alexandre Pahim.

No início da reunião, o chefe da Casa Legislativa expos sua preocupação com prevenção de acidentes laborais e solicitou a realização de um treinamento destinado aos funcionários do Poder Legislativo sobre práticas de como agir em caso de incêndios. O secretário de gestão explicou que a expectativa é de que um servidor de cada setor e um de cada gabinete parlamentar participe da capacitação. De acordo com o subcomandante, a atividade é viável. Dessa forma, conforme o major, a previsão é que a capacitação aconteça no mês de abril, na sede do Corpo de Bombeiros. Posterior a isso, o planejamento é de que seja feita uma simulação de emergência na Câmara.

Os representantes do Corpo de Bombeiros expuseram algumas necessidades operacionais vivenciadas no âmbito local e pediram ajuda do parlamento para viabilizar recursos. Entre as demandas apresentadas: aquisição de um drone térmico para ajudar nas buscas de pontos específicos de calor em áreas de incêndio em mata; implantação de dispositivo para captação de água da chuva para ser usada no combate ao fogo; roupas próprias para o combate de queimadas em florestas, entre outros.

Como encaminhamento, o presidente disse que irá fazer uma interlocução com os demais vereadores para sugerir a destinação, em 2024, de emendas impositivas para a melhoria das operações dos bombeiros em Santa Maria.

EMENDAS IMPOSITIVAS: O orçamento impositivo torna obrigatória a execução de emendas parlamentares individuais de até 1,2% da receita corrente líquida do município, sendo que a metade desse valor deverá ser aplicada em ações e serviços públicos na área da saúde. As emendas têm que estar em compatibilidade com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). As emendas impositivas deverão ser executadas pelo Poder Executivo em 2024.

Texto: Camila Porto

Fotos: Luã Santos