Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Comissão de Saúde debate a questão da dengue no município

• 04/04/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 04/04/2023

Na tarde desta terça-feira (04), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente recebeu o superintendente de Vigilância Sanitária em Saúde, Alexandre Streb, para tratar do aumento dos casos de dengue no município. Um representante da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde foi convidado para participar da reunião, mas não compareceu.

O superintendente relatou que a região Oeste do município é a que apresenta mais casos notificados e que, ao todo, Santa Maria tem 186 casos suspeitos, 52 confirmados e 68 casos não notificados, mas que confirmaram a infecção de dengue laboratorialmente. Conforme Alexandre Streb, a informação é a maior arma da população contra a dengue.

Alexandre relatou que a Vigilância Sanitária está sempre monitorando a doença. E que o tipo de vírus que circula na Região Central não é muito agressivo, mas que isso não deve ser motivo de relaxamento por parte da sociedade.

Falta de agentes

O superintendente salienta que, atualmente, o município tem 27 servidores agentes de campo e três servidores do setor administrativo e que esses números melhoraram, se comparados há anos anteriores, mas ainda são insuficientes, pois o município tem 146 mil imóveis e a equipe, anualmente, consegue visitar apenas 46 mil residências.

Preenchimento de prontuários

Streb diz que um dos principais gargalos é a baixa adesão dos médicos no preenchimento do prontuário identificando o Código Internacional de Doenças (CID) da dengue. Relata também que os médicos têm até 24h para realizar esse procedimento e encaminhar o prontuário de pessoas com dengue à Vigilância Sanitária. E que o maior problema está no setor privado de saúde. Conforme o chefe da Vigilância, quanto mais a doença é notificada, mais recursos o município tem da esfera estadual. E que o município tem a reserva de insumos para mais um mês. Por isso, a importância desse preenchimento feito pelos médicos.

Forma de agir

Conforme o superintendente, quando tem algum cidadão com a doença, o setor realiza uma ação de bloqueio do quarteirão onde este reside. Relata também que o mosquito de transmite a dengue é o Aedes Aegypti, e que o mosquito é frágil ao contato com produtos químicos, mas muito resistente quanto à reprodução.

Deliberação

A comissão deliberou a realização de uma reunião pública com várias instituições e entidades ligadas ao tema para debater alternativas para o controle da doença em Santa Maria. A atividade está prevista para acontecer no próximo dia 19/04, a partir das 14h, no Plenário da Câmara.

Saiba um pouco mais sobre a Dengue

Segundo o Ministério da Saúde, a dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. É uma doença febril, que tem se mostrado de grande importância em saúde pública nos últimos anos. A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Conforme o ministério, o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. E o acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente. (Fonte: Ministério da Saúde https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue)

Projeto distribuído

Os vereadores distribuíram para a relatoria da vereadora Helen Cabral o Projeto de Lei 9560/2023, que insere o Art.5º-A e §1º, na Lei Ordinária n.º 6.718/2022. O texto determina que os hospitais públicos, privados, casas de parto e demais estabelecimentos de saúde pública, no âmbito do Município de Santa Maria, devem afixar placas informativas a respeito da permissão da presença de doulas. A proposição é de autoria do vereador Paulo Ricardo Siqueira Pedroso. A relatora terá até 14 dias para exarar parecer sobre a matéria.

Participaram os vereadores Admar Pozzobom (presidente), Getúlio Jorge de Vargas (vice-presidente), Anita Costa Beber, Helen Cabral, Marina Callegaro e Valdir Oliveira.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Isadora Pilar