Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

• 25/04/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 25/04/2023

A Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente realizou reunião ordinária na tarde desta terça-feira (25), na Sala Vereador Arnaldo Souza, o Plenarinho da Casa Legislativa. Na ocasião, a comissão aprovou a tramitação de matéria, distribuiu proposição para relatoria de vereador e debateu a superlotação do Pronto Atendimento do Patronato e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Parecer aprovado

Os parlamentares aprovaram o parecer da vereadora Marina Callegaro, que opinou pela normal tramitação do Projeto de Lei , de autoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas. A matéria cria o Programa Municipal “Valorize a Vida” de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito ao Acesso à Saúde Mental entre Jovens e Adolescentes, e dá outras providências.

Distribuição de projeto

O Projeto de Lei nº. 9566, de autoria do vereador Adelar Vargas, foi distribuído para a relatoria do vereador Tony Oliveira, que tem até 14 dias para exarar parecer sobre a matéria. O projeto dispõe sobre o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia no âmbito do Município de Santa Maria e dá outras providências.

Visita ao PA do Patronato e à UPA

Os vereadores Tony Oliveira, Helen Cabral e Roberta Leitão relataram a visita que realizaram ao PA do Patronato e à UPA, na noite de ontem, e citaram a falta de médico e de fichas nestes órgãos de saúde.  Tony Oliveira disse que na UPA havia em torno de 200 pessoas aguardando atendimento e que “outra vez, foi nos negada a escala médica”. Disse que o surto de dengue está contribuindo para essa superlotação e defendeu a criação de um centro de referência à dengue. “Nós temos que buscar uma solução. Porque, se não, será sempre o mesmo problema”

A vereadora Helen Cabral convidou a comissão para visitar o PA do Patronato e a UPA e relatou ter ficado horrorizada com o que viu. “Eu fiquei desesperada com aquilo. Não consegui dormir”.

Já a vereadora Roberta Leitão afirmou que no PA havia 80 pessoas esperando atendimento deste às 13h30. “Era um estado de guerra”. Informou que somente a triagem estava demorando em torno de 2h30. E relatou que quando cai o sistema, os servidores têm que fazer as fichas e demais documentos à mão, pois não tem uma intranet.

Deliberações

A comissão deliberou duas ações: encaminhamento de documento ao secretário de município de Saúde, Guilherme Ribas, sugerindo a criação de um comitê de crise sobre o surto de dengue no município e a realização de audiência pública para debater a estrutura da rede de saúde de Santa Maria. Esta atividade ainda não está com data, horário e local confirmados.

Participaram da reunião os membros do colegiado AdmarPozzobom (presidente), Anita Costa Beber, Helen Cabral, Marina Callegaro, Tony Oliveira e Valdir Oliveira. A vereadora Roberta Leitão, mesmo não integrando a comissão, também participou da plenária.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Isadora Pilar