Santa Maria, sábado, 18 de maio de 2024

Vereadores buscam apoio em Porto Alegre para demandas da região central

• 05/03/2013

Cumprindo agenda em Porto Alegre nesta segunda (04) e terça-feira (05), os vereadores Marcelo Zappe Bisgono e Daniel Diniz foram a capital para tratar de três pautas importantes para a cidade de Santa Maria.

O primeiro compromisso dos parlamentares foi no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER), onde buscaram informações sobre o andamento da duplicação da RS 509, a Faixa Velha de Camobi. Reunidos com o diretor de Infraestrutura Rodoviária, Laércio Toralles, os vereadores obtiveram a confirmação de que as obras devem iniciar em breve, já que os trâmites para a duplicação estão dentro do cronograma. O diretor reconhece a necessidade da duplicação da rodovia, fundamental para desafogar o trânsito naquela região. Toralles confirmou para esta quarta-feira (06) a abertura dos preços da licitação. A próxima etapa compreende a ordem de serviço da obra. No DAER, o presidente da Câmara, Marcelo Bisogno, também levantou a questão da estrada que liga Santa Maria a São Martinho da Serra, que espera por duplicação há anos. Segundo Laércio Toralles, a perspectiva é que a pavimentação da estrada aconteça em 2014. O vereador Daniel Diniz questionou sobre os acessos de Pinhal Grande e Nova Palma. Estes fazem parte do programa de asfaltamento e poderão ter sua prioridade alterada a fim de contemplar também os acessos nestas regiões.

Ainda no DAER, os vereadores apresentaram ao diretor de Infraestrutura Rodoviária sobre a preocupação com a ponte sobre o Vale do Menino Deus, na BR 158, entre Itaara e Santa Maria. Bisogno comunicou ao engenheiro a solicitação protocolada junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para a expedição de laudo técnico informando as condições estruturais da ponte. Toralles informou aos vereadores que as pontes do Estado sofrem verificações periódicas, inclusive com inspeções subaquáticas, quando necessário. A estrutura sobre o Rio Vacacaí, conhecida como Ponte das Tunas, também foi apontada pelos parlamentares como carente de atenção, uma vez que a travessia é antiga e precisa de reparos. Ainda na audiência realizada no DAER, o superintendente de Obras de Arte, engenheiro Roberto Zago, confirmou aos vereadores que a ponte sobre o Rio Vacacaí está na pauta de vistorias a serem realizadas nos próximos meses. Na volta a Santa Maria, Bisogno e Diniz irão articular um novo encontro com os engenheiros do DAER, desta vez, incluindo o prefeito de prefeito de Restinga Seca, Mauro Scünke, para tratar desta questão.

No DNIT, os vereadores foram recebidos pelo chefe do Serviço de Engenharia, João Loureiro, pelo engenheiro Celso Afonso Araujo de Oliveira e pela analista Paula Ariotti. Os vereadores receberam explicações sobre as vistorias realizadas pelo departamento, informando que, no caso específico da ponte sobre o Vale do Menino Deus, o DNIT designou a presença de um técnico da Sociedade Geral de Engenharia Ltda (Sogel) no local. O engenheiro Miguel Bastian visitou a ponte na semana passada e confirmou que ela não apresenta problemas estruturais, apenas o que os técnicos chamam de “patologia do concreto”. Mesmo assim, Loureiro informou que o DNIT vai solicitar recursos de Brasília para eventuais reparos, além da presença de técnicos da capital federal para concluir o trabalho de vistoria.

A agenda dos vereadores em Porto Alegre também incluiu audiências com o secretário de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta e com o presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen. Motta considerou como procedente as reivindicações apresentadas pelos vereadores. Em relação à duplicação da RS 509, o secretário deseja a brevidade do início da obra, citada por ele como um compromisso do governo Tarso. O asfaltamento na estrada de São Martinho da Serra será avaliado para uma possível antecipação de seu início. Já o presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen, se comprometeu a reforçar junto ao DNIT sobre a importância do laudo técnico para tranquilizar a população de Santa Maria, já tão abalada pelos acontecimentos recentes. Sensibilizado, Westphalen vai solicitar ao órgão atenção especial para o problema relatado pelos vereadores.

Texto e fotos: Ana Bittencourt