Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

• 27/04/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 27/04/2023

Na manhã desta quinta-feira (27), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais debateu questões relacionais à infraestrutura da cidade e recebeu vários visitantes. Todos os integrantes da comissão participaram da plenária: Roberta Leitão (presidente), Anita Costa Beber (vice-presidente), Adelar Vargas, Alexandre Pinzon Vargas, Danclar Jesus Rossato, Getúlio Jorge de Vargas e Tony Oliveira.

Na primeira pauta, a moradora na rua Aristides Lobo, próxima ao Moinho Santa Maria, Ivone Belitz Lucas, e os moradores na Travessa Ernesto Beck, também próximo ao moinho, Aldorindo Lima e Flamarion de Oliveira da Cruz, reclamaram que na proximidade de suas residências tem uma sanga que é atravessada por uma tubulação da Corsan. E que quando chove muito, essa tubulação não dá vencimento no volume d’água e a região fica alagada. “Aquilo enche a Borges (Avenida Borges de Medeiros) e desce”, relata Ivone Belitz. Os moradores mostraram vídeos e fotos da situação da rua aos parlamentares.

O vereador e líder do governo, Alexandre Vargas, ligou para o superintendente da Corsan, José Epstein, e relatou a situação. O superintendente se comprometeu de procurar alternativas para a situação. Como deliberação a essa pauta, a comissão encaminhará um pedido de limpeza da referida sanga à Prefeitura e solicitará à Corsan a realização de um estudo sobre o que pode ser feito para resolver esses sucessivos alagamentos.

Ivone Belitz Lucas também reclamou do barulho produzido pelo Moinho Santa Maria, de um pó branco que vem da empresa e que está prejudicando a comunidade e do lixo descartado, erroneamente, na rua em que reside.

Iluminação Pública

Na segunda pauta da reunião, a comissão ouviu o coordenador de produção da Sirtec, empresa que presta serviço à RGE Sul, Sérgio da Silva Cardoso, e a consultora de negócios da RGE Sul, Mari Lúcia Santos, para tratar da doação à Prefeitura de 20 postes da RGE usados. Tais postes foram doados à municipalidade através de uma articulação do vereador Danclar Jesus Rossato. Mas, até o momento, a Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos não retirou os materiais, que estão em posse da Sirtec. Em reunião realizada entre a comissão e o secretário da pasta, Wagner da Rosa, anteriormente, este alegou que não havia retirado os postes da empresa por questões de segurança do trabalho exigidas pela Sirtec.

A consultora de negócios da RGE Sul disse que quando os postes usados na iluminação pública do município saem da rede e não são mais utilizados, ficam aos cuidados da Sirtec. “Até por questões ambientais, essa outra empresa (Sirtec) recolhe e dá tratamento”. Para tentar solucionar esse impasse, Mari Lúcia Santos afirmou que a Sirtec tem disponibilidade de emprestar à Prefeitura EPI’s para que o Executivo consiga fazer o recolhimento dos 20 postes. E caso a Prefeitura não tenha um caminhão adequado para fazer esse recolhimento, a RGE Sul se disponibiliza em empresar à municipalidade veículo com estas características.

O articulador da ação relatou que a doação dos postes tem o objetivo de iluminar as praças do município que estão no escuro e se demonstrou indignado com a demora na resolução dessa situação. “Não é só um local. São várias praças”. A Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos foi convidada, mas nenhum representante da pasta compareceu à reunião.

Alagamento na Vila Santos

Na terceira pauta debatida pelo colegiado, o morador na rua Irmão Robertão, localizada na Vila Santos, Bairro Urlândia, Gerson Soares, relatou aos edis que a Corsan fez uma rede de esgoto que atravessa o logradouro em que reside. E que isso está causando alagamento na via. “Eu perdi toda a minha comida, imóveis e meu carro”, desabafou. Ele argumentou também que paga em dia o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), ente outros impostos.

Como deliberação, a comissão irá convidar representantes da Corsan e da Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos para participarem de uma reunião ordinária do colegiado, posteriormente, com o intuito de obter informações do que pode ser feito para solucionar tal problema.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Isadora Pilar