sábado, 20 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Legislativo entrega Títulos de Benemerência e Medalha Coração do Rio Grande em Sessão Solene


  • 03/05/2023
  • 857 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 03/05/2023
Compartilhe:

Em Sessão Solene no final da tarde desta quarta-feira (03), a Câmara de Vereadores fez a entrega dos Títulos de Benemerência a Claudio Azevedo, Adão José Fighera, José Carlos Sallet de Almeida Silva e Renor Beltrami e a outorga da Medalha Coração do Rio Grande a Abdon Barreto Filho. A mesa de honra foi composta pelo presidente do Legislativo, Givago Ribeiro; Rodrigo Décimo, vice-prefeito de Santa Maria, representando o Executivo Municipal e o Major Israel Camargo, representando a Base Aérea de Santa Maria.

A solenidade contou com a presença dos músicos Juliana Pires, Matheus Lopes e Regina Guerra, os quais fizeram apresentação oriunda dos concertos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. 

Claudio Azevedo recebeu o título de “Cidadão Santa-mariense”, distinção conferida à pessoa natural de outro Município que, por sua atuação social, cultural, política, econômica e administrativa, haja prestado relevante serviço ao Município de Santa Maria. O vereador Werner Rempel registrou que Azevedo é anestesista e tenente-coronel médico do Exército e, atualmente, está na reserva. “Na minha maneira de perceber o mundo e procurar compreender o papel que cabe a cada um de nós, não tenho receio de afirmar que o senhor, Dr Azevedo, é uma referência, um exemplo a ser seguido”, declarou Werner, lembrando que, no dia 27 de janeiro de 2013, o homenageado teve sua prova de fogo e revelou-se na sua grandeza por inteiro. O orador relatou a atuação destacada do homenageado durante a tragédia da boate Kiss, quando as aulas de Serviço de Saúde na Guerra, na EsAO, ditaram o comportamento de Azevedo. “Nosso homenageado é dotado de grande capacidade de apreensão da realidade; formula sobre bases sólidas, sabe ouvir; é lúcido no apontamento de caminhos e, sobretudo, assume responsabilidades”; enfatizou. 

Claudio Azevedo declarou a grande surpresa, o orgulho e a alegria em ser contemplado com a honraria recebida em Sessão Solene. Em seu relato, fez um retrospecto histórico desde quando chegou a Santa Maria vindo do Rio de Janeiro. “Desde que cheguei aqui, senti que meus melhores caminhos estavam em Santa Maria”, destacou, acrescentando que se qualificou para ocupar espaço no mercado de trabalho. Citou experiências inesquecíveis no exercício da medicina e também como gestor de crise, tal como na tragédia da Kiss e na pandemia da Covid. “Hoje, sou cidadão santa-mariense com muito orgulho”, finalizou.

O Título de “Cidadão Benemérito” foi entregue a Adão José Fighera, cuja apresentação coube ao vereador Manoel Badke. Essa benemerência é conferida à pessoa que, por sua destacada atuação no meio social, cultural, político, haja prestado relevante serviço de interesse público ao Município. “É uma grande honra ser porta-voz do Parlamento para falar de Adão Fighera. Desde cedo, aprendeu com seus pais a importância do voluntariado e da solidariedade”, comentou. Badke registrou que Fighera exerceu importantes cargos na Associação Atlética Banco do Brasil, inclusive a presidência da AABB, tendo recebido título de associado benemérito. Acrescentou que o homenageado tem atuação reconhecida e elogiada no voluntariado, especialmente no Rotary Dores. Citou que, por exemplo, idealizou o domingo da solidariedade rotária, cuja renda arrecadada beneficia a Turma do Ique e a Liga de Combate ao Câncer. “Fighera tu és um líder pelo exemplo. Meu amigo, tua trajetória de vida fala por si”, enfatizou, destacando também as ações de solidariedade realizadas pelo homenageado no Banco de Alimentos.

Em seu pronunciamento, Adão Fighera expressou a emoção ao receber a notícia do vereador Manoel Badke por ter sido escolhido pelo Legislativo para receber a honraria. “Hoje, a emoção toma conta do coração ao ver tantos familiares e amigos, comparecendo à Sessão Solene. “Tenho gratidão à comunidade de Santa Maria, representada pelo Parlamento pela concessão do título. Isso aumenta a nossa responsabilidade social”, ponderou.  Afirmou que a solidariedade consiste em enxergar, no próximo, as lágrimas nunca choradas. 

O Tenente Coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva recebeu o Título de “Honra ao Mérito”, distinção conferida à pessoa que houver praticado importante ato de renúncia, sacrifício ou solidariedade humana, em caso de calamidade pública ou em situação de perigo de pessoa humana. Na apresentação do homenageado, a vereadora Marina Callegaro destacou que, nascido em Passo Fundo, escolheu Santa Maria para viver. Formado em Direito pela UFSM, em 1994, ingressou na Brigada Militar, dando início à trajetória profissional. “Atuou nas mais diversas ocorrências do Corpo de Bombeiros”, ressaltou. A vereadora enfatizou o profissionalismo e a humana trajetória do homenageado no Corpo de Bombeiros. “És merecedor desta honraria”, ponderou. Desde maio de 2020, o Tenente Coronel é Comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Santa Maria

Em seu discurso, o Tenente Coronel agradeceu a homenagem do Legislativo aos Bombeiros, especialmente por ser a primeira oportunidade que a corporação recebe tão importante honraria. Afirmou ser uma grata e ímpar honra representar o 4º Batalhão de Bombeiro Militar, entidade formada por homens e mulheres, pessoas aguerridas e abnegadas no exercício da vocação. 

Já a benemerência de “Vereador Emérito” – conferido a ex-vereador que tiver completo, no mínimo, uma Legislatura - foi destinada ao ex-vereador Renor Beltrami. Na apresentação do homenageado, a vereadora Roberta Leitão registrou que a história de Beltrami se confunde com a história de Santa Maria, lembrando que o homenageado  chegou a Santa Maria, com 15 anos, para realizar o sonho de cursar Medicina na UFSM. “Nosso homenageado, que sempre gostou de desafio, teve espírito público aguçado”, enfatizou. Registrou que Renor Beltrami foi o vereador mais jovem de Santa Maria, tendo assumido o mandato aos 23 anos de idade. A vereadora enfatizou que o agraciado dedicou a vida ao bem coletivo e ao desenvolvimento de Santa Maria. “Muito obrigada por tudo em nome deste Parlamento”, finalizou. Renor Beltrami declarou que, hoje, chegar à tribuna o faz relembrar quando chegou ao Legislativo ainda muito jovem para exercer a vereança. Lembrou que, no exercício do mandato, aprendeu a arte da política, da democracia e do valor da Casa Legislativa. “Estar na Galeria dos Vereadores Eméritos eterniza minha passagem por essa célula da democracia. Agradeço por mim e pelos meus descendentes o recebimento desta honraria”, declarou.

Após a entrega dos Títulos de Benemerência, o Legislativo fez a entrega da Medalha Coração do Rio Grande 2023 a Abdon Barreto Filho. A distinção é direcionada a pessoas que contribuem com o desenvolvimento de Santa Maria. O vereador Tubias Callil, ao apresentar o homenageado, disse que o professor e economista Abdon é uma pessoa muito especial com reconhecida trajetória profissional. Afirmou que o homenageado é apaixonado por turismo e marketing, tendo exercido atuações destacadas como assessor, consultor de empresas e entidades, palestrante e colaborador em veículos de comunicação. Tubias registrou a atividade de excelência no turismo paleontológico, inclusive com a idealização do projeto Dinotchê, iniciativa com o intuito de valorizar a pré-história gaúcha. O agraciado, nascido na Bahia, relatou fatos importantes que marcaram sua vida. Em 1983, chegou a Santa Maria, passando a trabalhar em marketing, iniciando a trajetória profissional conectando marketing e turismo. “Estou muito feliz em receber a Medalha Coração do Rio Grande e dedico aos meus familiares e amigos”, afirmou.

Posteriormente à Sessão Solene, aconteceu o descerramento da fotografia do Vereador Emérito Renor Beltrami, na Galeria localizada no 1º andar da Casa Legislativa.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 18.2 da TV aberta) e pode ser conferida na íntegra no YouTube. 

 

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Luã Santos e Isadora Pillar


Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços