- 08/05/2023
- 357 visualizações
- Geral
- Criado por: Thaís Hoerlle em 08/05/2023
Na tarde desta segunda-feira (08), a Câmara deu início ao processo de retomada de implementação da votação eletrônica. A secretaria legislativa coordenou a atividade no Plenário da Câmara. A expectativa é de que, na sessão plenária ordinária de amanhã (9), a nova forma de participação entre em vigência.
O secretário legislativo, Eduardo Schlottfeldt, explicou aos servidores lotados nos gabinetes parlamentares sobre o que compreende o processo de votação eletrônica. Destacou que o novo modo de manifestação parlamentar incluirá todas as atividades legislativas presentes na Ordem do Dia das sessões plenárias ordinárias, desde o registro de presença, a votação de proposições até os pedidos de espaços de fala. “O microfone de aparte ficará para o excepcional”, disse o secretário.
Nesta tarde, o setor de informática realizou o cadastramento e a criação de login nos dispositivos eletrônicos que serão utilizados pelos edis durante as discussões e votação de proposições. Amanhã (09), às 11h, os vereadores e assessorias deverão participar de treinamento com a Cittá, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema eletrônico. Segundo o secretário legislativo, a previsão é de que a interação virtual comece a partir da sessão plenária desta terça-feira. “Na sessão de amanhã, já teremos a efetiva participação dos equipamentos no sistema. Vai ser uma sessão real, ainda em caráter experimental, mas já com todo o processamento acontecendo”, adiantou Eduardo.
VOTAÇÃO ELETRÔNICA: Em 2019, a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou a implementação da votação eletrônica. Em 2020, com a chegada da pandemia, o sistema foi extinto. No novo sistema que está sendo instituído, os parlamentares poderão escolher qual o dispositivo utilizarão nas votações, podendo ser tablet ou notebook, equipamentos fornecidos pelo parlamento municipal aos edis.
Texto: Camila Porto
Fotos: Isadora Pillar