- 09/05/2023
- 185 visualizações
- Geral
- Criado por: Camila Porto Nascimento em 09/05/2023
Atendendo à convocação do Legislativo Municipal, o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner Oliveira da Rosa, compareceu à Câmara para participar de Sessão Plenária Extraordinária Especial, na noite desta terça-feira (09). Na ocasião, o secretário prestou esclarecimentos pertinentes à precarização das vias públicas, deficiência nas redes de saneamento básico, avanços na coleta de águas pluviais e informações sobre o recolhimento dos resíduos sólidos.
O secretário informou ao Plenário as atividades desenvolvidas atualmente pela pasta. Conforme destacou, houve melhorias na sede da secretaria e a ampliação e qualificação no quadro de servidores. Destacou que, em época de chuvas recorrentes, os problemas nas ruas da cidade se intensificam. Ainda sobre a manutenção das vias, apresentou um relatório de obras em todas as regiões da cidade e sinalizou quais estão em andamento ou concluídas. Nesse contexto, justificou que a Prefeitura não possui mão-de-obra de “calceteiro” e que, por isso, muitas vezes, os reparos em ruas de paralelepípedos são feitos com asfalto.
Sobre a drenagem, o secretário pontuou que são feitos cerca de 15 manutenções diárias nos bueiros da cidade. Destacou a recente substituição 400 tampas desses dispositivos, os quais haviam sido furtadas ou estariam em situação precária. Ainda, sinalizou que, em breve, o Executivo começará a realizar a reforma das pontes do município.
Por fim, sobre a limpeza, informou que uma empresa terceirizada realiza a manutenção regular das vias. Falou ainda a respeito da implementação, nesta semana, da coleta seletiva na cidade. Além disso, informou que, a coleta “conteineirizada” está em processo de licitação para o prosseguimento do serviço.
O vereador Tony Oliveira, autor da proposição a qual deu origem a convocação da autoridade municipal, questionou sobre a manutenção de diversas ruas da cidade, as quais estariam em péssimas condições. Solicitou um cronograma para resolver os problemas da cidade e questionou quais são as prioridades da secretaria municipal. Ainda, perguntou quantas equipes existem para a manutenção das vias.
Outros assuntos levantados pelos vereadores: destinação e aplicação dos recursos do contrato do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), relacionamento com a Corsan, situação da iluminação pública, lixo ao redor das escolas, pontos de alagamentos, além de diversas demandas específicas de manutenção de ruas. O tema mais pontuado pelos edis foi a necessidade de uma transparência na divulgação do planejamento e execução das obras da cidade.
Após a manifestação dos parlamentares, o secretário disse que seria quase impossível responder a todas às perguntas, mas concordou em dar encaminhamento às demandas. “Me proponho a fazer um documento e encaminhar, nos próximos dias, a resposta desses questionamentos”, comprometeu-se.
A Sessão Plenária Extraordinária Especial foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara. Acompanhe todas as manifestações aqui.
Texto: Camila Porto
Fotos: Isadora Pillar