sábado, 20 de abril de 2024

• 24/05/2023
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 24/05/2023

Durante esta quarta-feira (24), a Câmara de Vereadores, por meio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, realiza o II Fórum Municipal de Resíduos Sólidos. Na atividade, a mesa de abertura foi composta pelo vereador Admar Pozzobom, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente; Givago Ribeiro, presidente da Câmara de Vereadores; Jadete Lampert; do movimento Tratado Cidadão; Solange Binotto, vice-reitora da UFN; Alexandre Marin Ragagnin, promotor do Ministério Público do Trabalho e Diego Rigo,  gerente regional Fepam.

O objetivo do fórum consiste em debater o tema difundindo informação e construindo conhecimento sobre saúde, meio ambiente e educação. O evento é promovido pelo movimento Tratado Cidadão, Câmara de Vereadores, Pró-reitora de Extensão da UFSM e Universidade Federal de Santa Maria.

Após a abertura do Fórum, aconteceu a Mesa “Gestão de Resíduos Sólidos de Santa Maria o que os catadores fazem e como podem fazer melhor?” com os palestrantes Ivan Nazaroff, da secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos; Alexandre Marin Ragagnin, do Ministério Púbico do Trabalho; Lucas Ávila, da Incubadora Social /Pró-Reitoria de Extensão da UFSM; Givago Ribeiro, presidente do Legislativo e André Domingues, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. A coordenação coube a Rudynei Pereira, da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

Já, no turno da tarde, a partir das 14h, ocorre a Roda de Conversa intitulada  “Coleta e Encaminhamentos de Resíduos Sólidos” com a participação de João Chaves, secretário municipal de Desenvolvimento Social e representantes de catadores, associações e empreendedores (Lise Brasil, Vera Lúcia Carvalho, José Delmiro Bastos, Terezinha Aires Domingues, Maria MargareteVidal, Paulo Roberto Moraes e Rogério Rodrigues). Além disso, estão previstas apresentação de cases e de experiências locais. A coordenação dos trabalhos será feita por Homero Boucinha, do Grupo de Trabalho Coleta Seletiva e do Comitê pelo Meio Ambiente do DSM.

A segunda edição do Fórum pode ser acompanhada na TV Câmara, no canal 18.2, e também no You Tube (clique aqui).

Texto: Clarissa Lovatto

Foto: Luã Santos