Santa Maria, sábado, 18 de maio de 2024

CPI da Câmara realiza primeira reunião ordinária

• 07/03/2013

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), formada para investigar e apurar fatos relacionados ao incêndio na Boate Kiss, esteve em reunião ordinária nesta quinta-feira (07). Composta pelos vereadores Sandra Rebelato, Maria de Lourdes Castro e Dr. Tavores, a CPI teve como seu primeiro ato a eleição e atribuição dos cargos. De forma unânime, a composição tem a vereadora Maria de Lourdes Castro como presidente, vereador Dr. Tavores, vice-presidente e vereadora Sandra Rebelato como relatora.

Para a presidente Maria de Lourdes Castro, a CPI se configura como um trabalho importante, pois visa buscar a verdade dos fatos, sem se eximir de investigar nenhum tipo de responsabilidade, seja do Poder Público Municipal ou outros poderes. A vereadora enfatiza que a comissão conhece as dificuldades que serão enfrentadas, mas “com a competência dos edis desta CPI será efetivamente vencida a resistência das pessoas com relação à seriedade deste trabalho”, argumenta. Maria de Lourdes também se pronunciou destacando que, por respeito às famílias que perderam seus entes, a CPI deve buscar, dentro de suas atribuições, aplicar a justiça e ampliar sua participação através de convites à sociedade civil organizada, para que possam tomar assento junto a comissão, participando ativamente de todos os atos propostos.

Nesta primeira reunião, os integrantes da comissão decidiram enviar convite a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santa Maria, Defensoria Pública do Estado, Fórum de Acompanhamento das Investigações da Tragédia e Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia na Boate Kiss (AVTSM). O vice-presidente, vereador Dr. Tavores defende a investigação com transparência e seriedade. Para a relatora da CPI, vereadora Sandra Rebelato, é conveniente a participação de órgãos como Polícia Civil, Ministério Público e outros que estejam vinculados ao ocorrido.

A Comissão Parlamentar de Inquérito irá solicitar, nos próximos dias, cópias de documentos pertinentes para o trabalho. Após o recebimento da documentação, os integrantes da CPI irão ouvir testemunhas que serão convocadas a partir de agenda definida entre seus membros. A próxima reunião da comissão deve acontecer na quinta-feira, dia 14 de março.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Carolina Bonoto